Categories: Notícias

Marcelo Freixo diz que vai refazer licitação de ônibus no Rio

Marcelo Freixo, disse ontem que pretende refazer as licitações de ônibus – realizadas pela prefeitura em 2010 – para reorganizar o transporte público na cidade.

O candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, disse nesta quarta-feira que pretende refazer as licitações de ônibus – realizadas pela prefeitura em 2010 – para reorganizar o transporte público na cidade. Em visita ao Galpão Aplauso, ONG que promove capacitação profissional de jovens, Freixo criticou a ênfase dada pela Prefeitura do Rio no transporte rodoviário, em vez do transporte sobre trilhos.

– É preciso repensar o modelo de transporte como um todo. O BRS deveria gerar diminuição de preços, mas o que vemos são aumentos. É preciso apresentar as planilhas (de formação dos custos da passagem) e ver porque estamos nessa situação – disse.

Freixo disse não temer que as empresas recorram à Justiça caso a licitação seja anulada, já que o Tribunal de Contas do Município do Rio (TCM-RJ) aponta indícios de formação de cartel e irregularidades na documentação das empresas que disputaram e venceram a primeira licitação pública da história da cidade para operar as linhas de ônibus e o bilhete único em regime de consórcio.

Reportagem de O GLOBO publicada em 13 de julho mostrou que um relatório do conselheiro Antônio Carlos Flores de Moraes, votado em plenário, aponta que o endereço oficial dos quatro consórcios era o mesmo: a sede do Rio Ônibus (Rua da Assembleia, 10, 39º andar, Centro). Mais um ponto que chamou a atenção do órgão é que os CNPJs dos quatro grupos foram abertos no mesmo dia e os consórcios procuraram as garantias financeiras exigidas no edital na mesma instituição bancária e no mesmo dia. Além disso, das 41 empresas inscritas, 16 participavam de mais de um consórcio.

Page: 1 2

Portal de Licitações