Categories: Notícias

Licitação para gestão do Instituto de Águas do Piauí será lançada neste mês

O presidente do Instituto de Águas do Piauí, Herbert Buenos Aires, disse em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira (7), que a construção da sede deverá ser finalizada nesta semana. Além disso, Herbert também comentou que, após estudos sobre a Agespisa e o saneamento básico de Teresina, decidiu-se pela parceria com uma empresa privada por causa dos altos custos para regularizar o sistema de saneamento no Estado. O processo de licitação deverá ser iniciado neste mês.

“Temos a perspectiva de receber a instalação física nesta semana, nós já estevávamos desenvolvendo atividades mesmo sem a estrutura física adequada. A nossa intenção sempre é executar as atividades com o menor custo possível”, disse, acrescentando que a empresa ganhadora da licitação, que deverá ocorrer neste mês, assume todas as metas, que hoje são metas do Governo do Estado.

“Com relação ao esgoto, as metas não estão sendo cumpridas. A ideia é de que haja uma recomposição e intensificação de investimentos para que até 2026 a gente tenha cumprido a meta de 80% de cobertura de esgoto”, comentou Herbert.

Ele também comentou que os funcionários da Agespisa deverão ser incorporados no Instituto ou cedidos para outros órgãos públicos a partir da necessidade de cada espaço.

“Após a conclusão do estudo definiu-se pela parceria com uma empresa privada em Teresina já que precisamos de um valor de recursos bastante significativo de mais de R$1 bilhão. A quantia é necessária para regularizar definitivamente a situação da água, além de melhorar o sistema de esgoto, que ainda é muito incipiente”, disse.

Fonte: Cidade Verde

Portal de Licitações