Categories: Notícias

Licitação de faixa para 4G pode começar em 2013

No entanto, Anatel ainda não concluiu os estudos de viabilidade para a destinação do chamado ‘dividendo digital’ para as empresas de telecomunicações

BRASÍLIA – Embora o fim das transmissões analógicas no Brasil esteja programado apenas para 2016, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta segunda-feira, 6, que o governo pode dar início ao processo de licitação da faixa de 700 megahertz (MHz) já no próximo ano. A intenção é utilizar esse espectro para a implantação da telefonia móvel de quarta geração (4G) com custos mais baratos que os das faixas já leiloadas de 2,5 gigahertz (Ghz).

Segundo Bernardo, porém, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda não concluiu os estudos de viabilidade para a destinação do chamado “dividendo digital” para as empresas de telecomunicações. O ministro afirmou ter recebido representantes dos radiodifusores há 20 dias para começar a negociar a liberação das faixas. “Acredito que a Anatel possa nos dar uma resposta até outubro e aí iremos decidir o futuro dos 700 MHz no próximo ano”, completou.

Para Bernardo será possível licitar essa faixa mesmo antes do desligamento por completo das transmissões analógicas. Ou seja, quem adquirir o espectro precisará contar com a saída pontual das TVs para poder começar projetos de telefonia e internet. “Podemos fazer o leilão condicionado à desocupação do espectro lá na frente, como foi feito nos Estados Unidos”, acrescentou.

Page: 1 2

Portal de Licitações