Categories: Notícias

Licitação da faixa de 700 MHz pode ficar acima de US$ 19 bilhões

 

Anatel deverá concluir ainda neste semestre os estudos sobre o processo de licitação.

 

O vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, acredita que se o governo licitar a faixa de frequência de 700 mega-hertz (MHz), o preço da outorga poderá ficar igual ou acima de US$ 19 bilhões. Este foi o valor alcançado no leilão realizado nos Estados Unidos. Ao participar nesta quinta-feira do Painel Telebrasil, Valente disse que a agência deverá concluir este ano os estudos sobre a licitação. A avaliação está sendo realizada em conjunto com o Ministério das Comunicações.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que também esteve no encontro, afirmou que o governo está planeja licitar para a banda larga a faixa de 700 MHz para que ela chegue “para além das sedes dos municípios”. Mas ele explicou que o governo está tomando cuidado para harmonizar o uso dessa faixa com o plano de transição para a TV digital brasileira.

 

– A destinação da faixa de 700 MHz para as prestadoras de serviços móveis não poderá, em momento algum, fazer com que cidadãos brasileiros corram o risco de ficar sem o mais universal de nossos serviços, que é a televisão, presente em pelo menos 95% de nossos domicílios – destacou o ministro.

 

(Fonte: O Globo)

 

Portal de Licitações