Categories: Notícias

Itamaraty abre licitações para 200 leitos e 162 veículos

As licitações contemplam 135 leitos de hotéis e locação de 79 veículos em Fortaleza.

As licitações contemplam 135 leitos de hotéis e locação de 79 veículos em Fortaleza. Os demais são para Brasília, onde a VI Cúpula dos Brics será encerrada. Vencedores serão conhecidos no final deste mês

 

Três licitações estão abertas para a contratação de serviços para a VI Cúpula do Brics, realizada em Fortaleza nos dias 15 e 16 de julho. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), os pregões são destinados à contratação de 162 automóveis de aluguel, responsáveis pelo transporte dos chefes de estado e ministros, em Brasília (83) e Fortaleza (79); 200 leitos de hotel (65 em Brasília e 135 em Fortaleza), serviços e taxas de hospedagem; contratação da logística do evento (arquitetura, mobiliário e equipamentos).

 

 

Segundo o órgão, os processos licitatórios de transporte e hospedagem, os melhores lances computados de R$ 419 mil e R$ 1,3 milhão, respectivamente. Os nomes das empresas vencedoras serão definidos até o final do mês. O pregão que contempla equipamentos e estrutura logística terá as propostas divulgadas na próxima segunda-feira.

 

 

Hotéis

 

O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, afirma que o nível dos hotéis de Fortaleza atendem de forma satisfatória os chefes de estado, mas destaca que a Cidade ainda carece de uma maior oferta de empreendimentos no padrão cinco estrelas.

 

 

“Temos cinco hotéis nessa categoria no Ceará. De modo geral, nenhuma cidade no Nordeste consegue ter tantos hotéis desse porte se comparado com Rio e São Paulo”, afirma. Ele diz que as tratativas de hospedagem não passam pela ABIH-CE e são conduzidas pelo Itamaraty diretamente com os hotéis.

 

 

Régis afirma que a reunião dos Brics em Fortaleza tende a aquecer o setor hoteleiro em julho. “Não temos uma boa expectativa para o mês (julho). A tendência é que a movimentação no período melhore os números”, conclui.

 

 

Ele também afirma que a quantidade de leitos seja suficiente para atender à demanda. “Em 2002, recebemos a reunião do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Naquela época, com a estrutura que tínhamos, passamos com tranquilidade. Esse ano não será diferente”, estima.

 

 

O POVO entrou em contato com alguns hotéis cinco estrelas da Capital sobre a possibilidade de que as comitivas dos países que integram a Cúpula. O Gran Marquise diz que até o momento não há informações acerca da hospedagem dos chefes de estado.

 

 

A assessoria do Marina Park Hotel espera um posicionamento do Itamaraty. Eles afirmam que não há informação sobre a hospedagem de comitivas para o evento.

 

 

Programação

 

No primeiro dia do evento, está prevista a reunião entre empresários dos países membros; encontro de ministros de comércio, além de reunião entre ministros da fazenda e bancos centrais. No dia 15, haverá sessão privada e plenária dos líderes. No dia 16, haverá encerramento em Brasília.

 

(Fonte: O Povo)

Portal de Licitações