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ITAJAÍ TERÁ OBRA DE APROFUNDAMENTO POR CAUSA DE ASSOREAMENTO EM 2015

porto de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, teve grandes prejuízos no ano passado. As fortes chuvas de outubro provocaram cheias no Vale do Itajaí. O resultado foi a perda de profundidade na foz, que ainda reflete nas operações. Desde outubro, o calado passou de 13 para 10 metros, navios grandes não conseguem atracar.

Em consequência do assoreamento houve sucessivos fechamentos, que impediram a entrada e a saída de navios por 45 dias. A queda na movimentação de contêineres em relação a 2014, quando o porto de Itajaí era considerado o segundo maior, foi de 9%.

Para reequilibrar a balança financeira será feita dragagem de aprofundamento de 14 metros do canal. O valor gira em torno de R$ 67 milhões. A licitação ainda não saiu do papel. Próximas da conclusão estão as obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4, executadas pela empresa Serveng/Civilsan. O investimento custou R$ 135 milhões Ambos os projetos serão pagos com recursos da União.

Essas obras devem estimular um crescimento de 9%, com arrecadação proporcional.

“É fundamental destacar que, mais que aumentar a movimentação de cargas, essas obras são extremamente necessárias para nos manter no mercado, uma vez que os navios estão crescendo e caso não tenhamos novos acessos aquaviários, adequando-o aos novos navios que operarão na costa brasileira, teremos sérias restrições operacionais”, disse o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior.

Outras obras previstas têm como objetivo criar uma nova fase de evolução. A primeira etapa, com recursos de aproximadamente R$ 105 milhões, do Governo do Estado, teve sua ordem de início no dia 21. A empresa vencedora da licitação foi a Triunfo. A segunda etapa custará R$ 200 milhões. O valor está sendo negociado com a União.

” A navegação mundial está operando com navios maiores, é uma realidade que se impõe em razão da eficiência e da competitividade. Os porto precisa evoluir também para absorver essas embarcações, sob pena da economia da região e do Estado enfraquecerem”, diz o governador de SC, Raimundo Colombo (PSD).

Já o complexo de Rio Grande (RS), investe para se tornar o porto de referência da Argentina, Uruguai e Paraguai. Serão executadas obras no valor de

R$ 468 milhões, liberados pelo Governo Federal.

Em andamento está a revitalização do cais do Porto Novo, construído há cem anos. Uma primeira etapa de 450 metros já foi concluída.

(Fonte: Valor Economico)

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