Categories: Notícias

Integração: Tctau terá 90 dias para a adaptação dos veículos

Os permissionários do Tctau (Transporte Complementar de Taubaté) terão 90 dias para adaptarem seus veículos às regras exigidas no edital da licitação da categoria, finalizada no mês passado.

Após esse prazo, os permissionários só poderão atuar com micro-ônibus de duas portas (uma para embarque e outra para o desembarque), com catraca, bilhetagem eletrônica, GPS e elevador para pessoas com deficiência.

Essa é uma das últimas etapas do processo de integração do transporte público – nele, ABC Transportes e Tctau passarão a atuar em linhas distintas, não mais competindo nos mesmos trajetos.

A integração havia sido prometida pelo governo Ortiz Junior (PSDB) para dezembro de 2013. A nova previsão é que o sistema esteja em completo funcionamento no início do segundo semestre de 2018.

REMODELAÇÃO/ Uma das dúvidas ainda não respondidas pela gestão tucana com relação ao processo de integração é como será feita a divisão de linhas.

Inicialmente o sistema integrado foi pensado com 22 linhas, sendo que 15 ficariam com a ABC (as de maior movimento e as da zona rural) e sete com o Tctau (as de menor movimento).

No entanto, como apenas 52 das 76 permissões do Tctau foram preenchidas no processo licitatório, isso deve ser modificado.

Uma amostra disso deve ocorrer nesses 90 dias de transição. Nesse período, apenas 40 dos 52 permissionários irão operar – são aqueles que já atuavam no sistema. Os operadores que não foram habilitados na licitação tiveram que encerrar as atividades nesse domingo.

Nesse período, o Tctau irá operar em apenas sete linhas: Marlene Miranda/Rodoviária Velha, Vila Aparecida/Rodoviária Velha, Chácara Silvestre/Parque 3 Marias, Parque Sabará/Rodoviária Velha, Gurilândia/Quiririm, Gurilândia/Santa Tereza e São Gonçalo/Rodoviária Velha.

Já a ABC irá reforçar viagens em três linhas, para suprir a redução de veículos do Tctau: Cidade de Deus/Vila São Geraldo, Parque Aeroporto/Jardim América e Distrito Industrial/Chácara Flórida.

(Fonte: Gazeta de Taubaté)a

Portal de Licitações