Categories: Notícias

Infraestrutura recebe mais recursos externos

Investimento internacional no setor é o maior desde a privatização

 

A participação da infraestrutura nos investimentos estrangeiros atingiu o maior nível desde a privatização: 35,8% do recebido pelo Brasil entre janeiro e julho deste ano. É o maior porcentual desde 2000, quando a fatia do setor alcançou 48,6%, segundo dados da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Nos sete meses de 2011, a infraestrutura recebeu US$ 14,8 bilhões, quase quatro vezes mais que em igual período do ano passado.

O resultado foi puxado pelos setores de petróleo, energia elétrica e telecomunicações. Nesse último caso, a entrada de dinheiro foi decorrente das operações de compra da OI pela Portugal Telecom e da Vivo, pela Telefónica, que inundou o mercado nacional de dólares. Mas, mesmo excluindo esses valores, o investimento estrangeiro em infraestrutura neste ano continua superior ao dos últimos períodos.

“Mesmo levando em conta que há recursos que entram em operações de reestruturação, o resultado é expressivo e acredito que o País tem potencial para manter a entrada de investimentos estrangeiros em patamar elevado e até crescer ainda mais”, afirma Paulo Godoy, presidente da Abdib. Ele destaca o setor de petróleo, que neste ano recebeu 11,5% dos investimentos estrangeiros nos País. A expectativa é que a exploração do pré-sal atraia projetos em toda cadeia de fornecedores de equipamentos. Isso sem contar investimentos diretos na produção de óleo.

Page: 1 2 3

Portal de Licitações