Categories: Notícias

Grandes construtoras perdem espaço para médias empresas

Disputa pela concessão de Viracopos mostra expõe esforço de gigantes como Odebrecht para manter liderança no setor

A disputa pela concessão de Viracopos entre o consórcio Novas Rotas, liderado por Odebrecht, e o Aeroportos Brasil — formado pelas empresas Triunfo,Egis e UTC Participações — não é uma batalha isolada do contexto atual de competição no setor da construção civil. Revela um embate crescente entre empreiteiras de grande porte — como a gigante Odebrecht — para se manter como líderes e outras emergentes, como a Triunfo, em um mercado com cada vez mais participantes competitivos.

A supremacia das quatro gigantes do setor — Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Odebrecht e Camargo Corrêa — está sob ameaça. Novos modelos de licitação em voga nos governos, como as concessões de serviços e Parcerias Público-Privadas (PPPs), têm sido vencidos principalmente pelas chamadas empresas “médias” ou “emergentes”, que ganham participação cada vez maior no setor.

O bom momento da construção no Brasil faz com que todas cresçam, em termos de faturamento, mas um levantamento feito a partir de dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da revista especializada “O Empreiteiro” mostra que a participação das grandes, entre as 30 maiores, caiu de 50% em 2005 para 39% em 2010.

Page: 1 2 3

Portal de Licitações