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Governo fala sobre possibilidade em asfaltar pista do aeroporto da cidade de Poconé

Sobre o setor aeroportuário, Marcelo lembrou que a atual gestão já asfaltou cinco pistas, nas cidades de Alto Araguaia, Barra do Garças, Água Boa, São Felix, Porto Alegre do Norte e Querência, todas na região do Araguaia. A ideia é potencializar o ramo em Mato Grosso. Para isso já estão sendo estudadas as possibilidades de Poconé, Canarana, Juara e Juína receberem os complexos aéreos. O secretário explicou que esses projetos estão sendo feitos com parcerias junto às prefeituras.

O responsável pela Sinfra explicou também que se os projetos fossem passar por licitação, cada aeroporto custaria na faixa de R$ 8 milhões. Como estão sendo feitas essas parcerias, os custos caíram para cerca de R$ 3 milhões cada um, sendo que metade é bancado pelo governo e metade pelo município.

“É um investimento que dá retorno direto. Hoje Mato Grosso está mais do que consolidado como estado de produção de agrícola. O que nós precisamos agora é avançar para um segundo nível, o de industrialização”, defendeu.

O secretário da Sinfra afirmou que a pasta está trabalhando junto ao governo federal para finalizar a concessão dos aeroportos de Cuiabá, Barra do Garças, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop. De acordo com ele, as consultas públicas desses programas devem iniciar ainda nesse semestre.
O pacote de Mato Grosso foi uma proposição específica da gestão do governador Pedro Taques (PSBD) e o modelo de negócios é semelhante às concessões das rodovias. Em vês de realizarem um pagamento para administrar os aeródromos, os vencedores das licitações farão investimentos nas plantas.

“Se fosse feito só o edital do Marechal Rondon, como era a ideia original, o vencedor ia pagar uma outorga de R$ 1 bilhão e essa outorga iria para o cofre federal. Nós convencemos o governo (federal) a transformar a outorga em investimentos, como fizemos nas rodovias. E essa ideia está sendo replicada em várias partes do Brasil”, se orgulhou.

(Fonte: PocoNet)

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