Categories: Notícias

Fomenta ajuda pequeno a entender burocracia das licitações, diz Supel

A avaliação é do superintendente de Licitações do governo de Rondônia, Márcio Rogério Gabriel.

 

O processo de licitação no país é muito complexo, com legislação arcaica e burocrática, fazendo com que haja pouco entendimento aos pequenos produtores, que não contam, como os grandes do setor, com assessoria própria para o assunto. A avaliação é do superintendente de Licitações do governo de Rondônia, Márcio Rogério Gabriel.

Rogério Gabriel participou, na última terça-feira (21), do seminário Fomenta Setorial Rural, realizado pelo Sebrae no campus do Instituto Federal de Educação de Vilhena.

Segundo o titular da Supel, para ajudar a mudar esse cenário, o Sebrae tem um papel importante através do Fomenta. Gabriel é um dos palestrantes do evento.

“O Sebrae sabe como fazer para que os micro e pequenos entendam esses meandros da licitação pública, ainda mais agora, com a migração das compras públicas do presencial para o virtual.

Hoje, reforça Gabriel, quando ocorre a migração das compras do processo presencial para o virtual, “novamente o Sebrae entra em ação, ligando quem produz aos nichos de mercado em que os médios, pequenos e micro fornecedor devem atuar”.

Lei da MPE

Já para Arnaldo Júnior Farias, ex-prefeito empreendedor de Cabaceiras (PB), outro palestrante do Fomenta Rural, o evento é uma extraordinária oportunidade para empresários e poder público neste momento do Brasil.

Para Farias, o Sebrae cumpre uma missão da mais alta importância “de fomentar a possibilidade de novos mercados para as MPE e para os empreendedores individuais. Destaque-se aí que para isso tanto o poder público como as empresas devem aderir ao processo, como garante a Lei Geral das MPE, de 2006, o que gera também oportunidades de desenvolvimento econômico e social ao país”.

Page: 1 2

Portal de Licitações