Categories: Notícias

Florianópolis fará licitação para obras de tratamento de esgoto no Sul da Ilha


Prefeitura afirma que Casan não conseguiu comprovar capacidade para obras em Florianópolis; companhia diz que segue à disposição

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), anunciou nesta quinta-feira (19) a abertura de processo de licitação para os estudos de modelagem de saneamento. Esse documento embasará o tipo de contratação para empresas que desejarem implantar a rede de tratamento de esgoto na região do Sul da ilha. A decisão foi comunicada ao atual presidente da Casan, Edson Moritz.

De acordo com o prefeito, a decisão é madura e muito prática, não tem a ver com briga política e foi compartilhada com o governador Jorginho Mello (PL).

“O governador conhece a realidade no tema do saneamento. Chegamos à conclusão de que a Casan tem que focar em fazer bem feito os serviços que ela já possui na cidade”, disse Topázio.

Para a prefeitura, a concessionária não conseguiu comprovar capacidade financeira para implantação da rede em curto e médio prazo, o que poderia chegar a R$ 1,5 bilhão. Agora, técnicos do município trabalham na construção de um edital para contratar estudos que vão modelar o sistema de tratamento de esgoto que falta na ilha.

“De fato, a Casan vem negligenciando a nossa cidade há décadas. Não é culpa da atual administração, mas eu não posso ficar de braços cruzados esperando alguns anos para resolver o assunto”, ressaltou o prefeito.

“Decisão vai causar incômodo”
Topázio ainda avalia que a decisão vai causar incômodo em muita gente. “Alguns vão falar que quero privatizar o serviço. Outros vão usar politicamente, porque estamos perto da eleição. Sinceramente, eu só quero começar as obras”.

Após contratar o estudo técnico de modelagem, o município espera ter, nos próximos meses, o novo formato de prestação de serviços de saneamento para a cidade e redefinir a relação com a Casan. A expectativa é de que as obras iniciem no ano de 2024.

Casan diz que respeita posicionamento
A concessionária afirmou, em nota, que segue à disposição. “A Casan confirma que foi comunicada pela prefeitura sobre a abertura de licitação para estudo de modelagem do saneamento no Sul da ilha. A companhia respeita a posição da prefeitura e continua à disposição para construir, juntos, as melhores alternativas para avançar no esgotamento de Florianópolis”.

(Fonte: ND+)

Portal de Licitações