Categories: Notícias

Fernando Bezerra é investigado em quatro ações do MPF

Ministro é suspeito de improbidade; um dos processos apura convênio de R$ 24 mi com Codevasf

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, é investigado em quatro ações civis públicas do Ministério Público Federal de Pernambuco, por suspeita de improbidade administrativa na época em que foi prefeito de Petrolina (PE). As ações, encaminhadas à Justiça Federal no estado, foram propostas nas últimas semanas de dezembro, quando – pelo fato de o último mandato de Bezerra como prefeito ter terminado em 2006 – vencia legalmente o prazo para eventuais processos contra sua gestão, segundo o MPF.

Numa das ações, sobre possíveis irregularidades num convênio de R$ 24,4 milhões da prefeitura de Petrolina com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), outro investigado, além de Bezerra, é seu irmão Clementino de Souza Coelho – atual presidente interino da Codevasf e então diretor de engenharia do órgão, tendo assinado a liberação da 1ª parcela do convênio. O então presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, também é investigado, entre outros.

De setembro de 2005, o convênio tinha como objetivo a “implantação de Estação de Tratamento de Esgotos Sanitários da Bacia Centro”, e já tinha sido alvo de outras duas representações, uma da Controladoria Geral da União (CGU) e outra encaminhada pela Associação de Moradores do Bairro Dom Avelar, segundo a ação do MPF. A própria Codevasf, segundo a ação, também abriu uma tomada de contas especial sobre o caso.

Segundo o procurador da República Fábio Conrado Loula, entre as supostas irregularidades haveria o pagamento por serviços não realizados – o que fora apontado também pela CGU:

Clique aqui e continue lendo a matéria.

(Fonte: O Globo)

 

Portal de Licitações