A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abriu, o período de inscrições para o Edital Circuito Catarinense de Cultura, o primeiro de seis editais e dois chamamentos públicos que serão lançados em Santa Catarina no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024.
Interessados podem enviar suas propostas até as 23h59 do dia 10 de novembro, pela plataforma do Edital, disponível em circuitocatarinensedecultura.fepese.org.br, onde também estão disponíveis mais informações.
“O lançamento de mais este edital em 2024, operacionalizado pela FCC e seu corpo técnico, nos ajuda a cumprir nossa missão de fazer com que os recursos da área cultural cheguem a todas as regiões do estado. Dessa forma, fomenta-se o fazer artístico e também a fruição da produção cultural pelo maior número possível de catarinenses”, afirma a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin.
O objeto deste edital é a seleção de propostas culturais nas modalidades Festivais e Mostras; Evento Cultural ou Apresentação; Ações de Qualificação e Formação; e Ações artísticas culturais. Serão contempladas propostas nas seguintes áreas:
Arte, Tecnologia e Cultura Digital; Arte, Cultura e Acessibilidade; Artes Sacras e Iconografia; Artes visuais e Artesanato;
Audiovisual, Cinema;
Cultura Popular, Cultura de Povos Originários e Indígenas, Cultura de Povos Tradicionais, Cultura de Povos Quilombolas, de Terreiros e de Religiões de Matriz Africana, Cultura de Povos Ciganos e Nômades, e Cultura de Povos de Imigração e Migração;
Cultura de Pessoas Negras, Cultura Hip Hop, Cultura Urbana, Cultura de Comunidades de Periferia, Cultura LGBTQIAPN+;
Dança, Carnaval, Técnica/ Montagem/ Criação/ Bastidores;
Gestão e Produção Cultural; Economia Solidária; Economia Criativa, Pontões e Pontos de Cultura;
Literatura; Livro e Leitura;
Música; Bandas e Grupos; Bandas Marciais e Fanfarras; Corais e Coro; Ópera e Musical; Orquestras, Filarmônicas;
Patrimônio Material e Imaterial, Arquivos, Bibliotecas e Museus, Preservação e Restauro de Acervos;
Teatro, Circos de lona Itinerantes; Artes Circenses e palhaçaria.
O valor total do Edital é de R$ 22.220.000 que serão distribuídos a 659 propostas. Os recursos são oriundos do Governo Federal repassados por meio da Lei nº 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc, com operacionalização da FCC em Santa Catarina.
Podem participar do Edital os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, artistas, artífices, mestras, mestres, grupos, coletivos, empreendimentos econômicos solidários, instituições artísticas culturais e pontos de cultura com comprovada atuação em sua respectiva área artística e cultural. Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta cultural, devendo escolher uma das modalidades descritas no item 1.1 do Edital, que está disponível para leitura na plataforma de inscrições. No caso de a proponente apresentar mais de uma proposta, será considerada apenas a última enviada.
Quaisquer informações, dúvidas e/ou esclarecimentos serão atendidos exclusivamente pelo e-mail circuitocatarinensedecultura@fepese.org.br, e devem ser enviadas até no máximo de três dias úteis antes do encerramento do prazo da respectiva etapa, de acordo com o cronograma.
Live de leitura comentada
No dia 24 de outubro, próxima quinta-feira, às 18h, será realizada live com a leitura comentada do texto do Edital. Proponentes e interessados poderão acompanhar pelo canal de vídeos da FCC no YouTube e enviar suas dúvidas pelo chat da transmissão.
Manual simplificado
Para facilitar a compreensão e agilizar a consulta ao Edital Circuito Catarinense de Cultura, a FCC criou um manual rápido com as principais informações para os proponentes. Este documento é apenas um manual simplificado e deve ser usado para conhecimento prévio do Edital. Ele não substitui a leitura do Edital Circuito Catarinense de Cultura na íntegra, que continua sendo fundamental para o conhecimento das regras do certame.
(Fonte: Jornal Celeiro)
Read more
Read more