Categories: Notícias

Estação de tratamento de esgoto em São Pedro vai custar R$ 10,4 milhões


Câmara técnica do PCJ aprovou projeto para liberação da verba estadual.
Obra será em área municipal; repasse depende de confirmação do estado.

A Prefeitura de São Pedro (SP) prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ao custo de R$ 10,4 milhões. A Câmara Técnica de Planejamento dos Comitês das Bacias do Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) aprovou o projeto para a obra, que depende agora da liberação dos recursos pelo governo estadual.
A ETE Samambaia será construída em área do município, às margens da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), no trecho entre São Pedro e Santa Maria da Serra.

Segundo a Prefeitura, com a nova estação o município deverá tratar 100% do esgoto coletado. Segundo informações disponíveis no site da Prefeitura de São Pedro, 12% dos despejos da cidade são tratados pela ETE Santa Mônica. Há ainda a ETE Horto Florestal, mas ela passa por um processo de licenciamento ambiental para de obras de regularização e ampliação.

A aprovação do projeto pela Câmara Técnica do PCJ é o último passo antes do envio da proposta à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, responsável pela assinatura do convênio que garantirá a liberação da verba.

A expectativa é que o convênio seja assinado até o final de 2015, segundo a Prefeitura. A próxima etapa será a abertura de licitação para a obra. “Muitos empreendimentos que fazem planos para se instalar na cidade enfrentam dificuldades com os órgãos ambientais e essa situação agora vai mudar”, afirmou em nota o Helio Zanatta (PPS).

(Fonte: G1)

Portal de Licitações