Categories: Notícias

Especialistas em petróleo reclamam da falta de mão de obra qualificada

O prazo de licitações feitas venceu no governo de Fernando Henrique Cardoso e desde 2007 não há novas concorrências.

Segundo a pesquisa, a falta de investimento em equipamento e formação de mão de obra dificulta a exploração das reservas brasileiras.

 

Especialistas em petróleo, reunidos no Rio de Janeiro, dizem que falta de investimento em equipamento e formação de mão de obra dificulta a exploração das nossas reservas.

 

Sete milhões e meio de quilômetros quadrados da bacia sedimentar brasileira, têm áreas concedidas para exploração de petróleo, mas o Brasil explora apenas 5% delas.

 

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, os campos de exploração devem diminuir ainda esse ano, de 300 mil quilômetros quadrados para 250 mil. O prazo de licitações feitas venceu no governo de Fernando Henrique Cardoso e desde 2007 não há novas concorrências.

 

“Isso vai resultar e se você olha os contratos vigentes de exploração praticamente em 2016 não haverá mais área para explorar se não se retomar as licitações de bloco e a situação pior estão passando as pequenas companhias de petróleo, se não tem licitação ele morre, ele tem que sair do negócio, isso preocupa muito a gente”, diz o presidente do IBP, João Carlos de Luca.

Page: 1 2

Portal de Licitações