Categories: Notícias

Especialista em Licitações, professora Madeline Furtado lança oitava edição de livro sobre gestão de contratos

Especialista em Licitações, professora Madeline Furtado lança oitava edição de livro sobre gestão de contratos, nesta quinta-feira, 29, em Brasília
Noite de autógrafos acontece na Livraria da Vila, no Shopping Iguatemi

Para quem procura uma obra que traga a visão sistêmica sobre o processo de contratação na administração pública e seja embasada na Lei nº 14.133/2021, a 8ª edição do livro Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Pública contempla desde a fase de planejamento até a efetivação do contrato e será lançado nesta-quinta, 29, em noite de autógrafos na Livraria da Vila, localizada no Shopping Iguatemi Brasília, a partir das 18h.

“Esse livro é muito prático, com uma linguagem simples e de fácil leitura. Ele aborda o processo de licitação e contratação inteiro, desde a definição do objeto, especificações, características, passando pela licitação até a contratação, gestão e fiscalização. Já é a oitava edição e eu me sinto completamente realizada. Meu sentimento é de missão cumprida. Escrever é um trabalho árduo e solitário, mas que no final, é extremamente gratificante”, compartilha a autora.

Sinopse
Esta obra trata dos principais assuntos relativos à matéria de gestão de contratos inserida numa visão sistêmica, seguindo o raciocínio do processo de contratação, inaugurando os procedimentos da Lei nº 14.133/2021. Esse processo exige bastante conhecimento do gestor, comporta um arcabouço imenso de legislação a ser conhecida e aplicada no dia a dia, que se inicia desde a fase de planejamento da licitação, passando pelos principais documentos (artefatos) do processo, tais como Estudo Preliminar, Projeto Básico e Termo de Referência.

A obra contempla a obrigatoriedade do gerenciamento de riscos da contratação dos serviços terceirizados, de forma prática e objetiva, buscando atender a legislação, inserida na difícil realidade da Administração Pública brasileira. Os mecanismos de controle dos contratos terceirizados, como o IMR – Instrumento de Medição de Resultados e a Conta Vinculada, são abordados conforme o rito processual, da mesma forma que as diretrizes importantes para a correta elaboração do Ato Convocatório, Contrato e Planilhas de Custos e Formação de Preços, seguindo a legislação, em especial, a IN/Instrução Normativa SEGES/MPDG nº 05/2017 e a melhor jurisprudência do TCU.

(Fonte: Jornal de Brasilia)

Portal de Licitações