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Empresas disputam administração do Zoológico

Novo modelo de gestão público-privado será definido em licitação no valor de R$ 8 milhões. Três firmas já manistestaram interesse

Depois de quase fechar as portões e ser interditado em março por problemas de infraestrutura, o zoológico do Rio mudará seu sistema de gestão. A administração não ficará mais restrita ao poder público. Será implantada uma parceria público-privada e uma empresa será escolhida para o serviço.

A licitação para a concessão do espaço está marcada para 18 de agosto. Antes da concorrência, no entanto, a Prefeitura avaliou três empresas que manifestaram interesse de participar da disputa. A mais bem colocada, com 61 pontos em uma escala de 80, foi a Cataratas do Iguaçu, a mesma que administra o Parque Nacional da Tijuca. As outras duas obtiveram notas muito abaixo da média.

Na avaliação da prefeitura, oito itens foram levados em consideração, como a experiência em concessões e parcerias público-privadas. Além das três empresas avaliadas, outras instituições podem se inscrever na licitação.

A Cataratas do Iguaçu obteve nota baixa em três critérios. Um deles foi sobre o plano de trabalho apresentado, considerado de baixo nível de aprofundamento.A União Norte, que nunca administrou zoológico ou parque, concluiu a avaliação com 49 pontos. Já a Zoológicos do Brasil, responsável pela implantação do Gramadozzo, no Rio Grande do Sul, atingiu média 24.

A licitação para o suporte na administração do Rio Zoo está estimada em mais de R$ 8 milhões para o prazo de dois anos. A nova empresa cuidará, entre outras atividades, da limpeza dos recintos, do monitoramento dos animais e da orientação ao público. A equipe mínima exigida é de 66 funcionários. Em março, o Ministério Público Federal apontou problemas no zoológico, como a coleta do lixo e falhas estruturais nas áreas dos animais. No mês seguinte, a Prefeitura anunciou reformas.

(Fonte: O Dia)

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