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Embraer quer vender aeronaves para a Otan

O volume de vendas para a força aérea americana pode chegar a 55 unidades do Super Tucano, elevando o valor do contrato a até US$ 950 milhões. O executivo da Embraer disse ainda que existe a expectativa de que a empresa abra novos mercados dentro dos EUA para aviões da mesma categoria.

“Nossa expectativa é de longo prazo. (Queremos) servir esse contrato e conseguir outros até mesmo nos Estados Unidos”, disse Aguiar. Segundo ele, existem pelo menos outros três projetos na categoria que podem ser disputados pela Embraer.

Para Aguiar, uma eventual venda dos Super Tucanos para os países da Otan é um “caminho natural”. “A comunalidade é cada vez mais importante nas forças de defesa e operações combinadas, porque você reduz o custo da operação absurdamente”, explicou.

Cargueiro. De acordo com o executivo, em 2012 haverá a definição das características do KC-390, o cargueiro militar que está sendo desenvolvido pela Embraer em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo Aguiar, os fornecedores da Embraer para o projeto já foram escolhidos. A empresa pretende fechar as configurações neste ano e começar a vender o cargueiro no primeiro trimestre do ano que vem.

A Embraer tem cartas de intenções de 60 unidades do cargueiro, sendo 28 para a FAB. Os 32 restantes estão divididos entre República Checa, Portugal e Argentina – que também participam do projeto do avião -, além de Chile e Colômbia, que têm cartas de intenção de aquisição.

Monitoramento. O sistema de defesa do Brasil prevê dois importantes investimentos para os próximos anos: o Sisfron, que fornecerá sistemas de monitoramento das fronteiras pelo Exército; e o Sisgás, que atuará no monitoramento da região do pré-sal.

As aquisições e parcerias feitas no ano passado tinham como foco, justamente, preparar a Embraer Defesa e Segurança para um melhor posicionamento, oferecendo uma solução integrada, com radares, satélites e Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant).

A definição da empresa que atuará no Sisfron deve sair ainda no primeiro semestre de 2012, espera Aguiar.

Já o Sisgás, que é um projeto da Marinha brasileira, é um contrato mais de longo prazo. “É concomitante com os investimentos do pré-sal, que devem ocorrer nos próximos anos”, completou o executivo da Embraer.

 

Por: REUTERS
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

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