Categories: Notícias

Em dois anos, Hospital Universitário teve desvios de R$ 2,1 milhões

Compra de materiais sem licitação está entre as irregularidades

Auditoria da Controladoria Geral da União em Mato Grosso do Sul (CGU/MS) no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), o HU, apontou prejuízos aos cofres púbicos que podem ultrapassar R$ 2.146.360,27.

Os problemas foram causados por sobrepreços em serviços e aquisição de materiais – muitos não passaram por licitação -, pagamento irregular por serviços terceirizados e não executados – inclusive obras -, superfaturamento em licitações e serviços.

No relatório da investigação realizada no ano passado, qual teve como foco período entre 2013 e 2015, outras irregularidades também são identificadas.

Entre os problemas críticos a CGU aponta o fechamento indevido de leitos, deficiências no controle de materiais hospitalares e de medicamentos, necessidade de melhorias na infraestrutura de quase todas as unidades do hospital, fragilidade nos controles relacionados ao pagamento de adicional de plantão – inclusive com fraudes no sistema -, além de irregularidades em licitações – algumas direcionadas – e obras.

As reformas do Centro Cirúrgico e da Clínica Médica, paralisadas desde março de 2015, são alvo da CGU. No Centro Cirúrgico eram dez salas em funcionamento, agora são apenas cinco.

(Fonte: Correio do Estado)

Portal de Licitações

Recent Posts

Correndo risco de serem despejados, donos de pit dogs se mobilizam contra licitação do MP-GO

Tribunal de Justiça irá julgar a Ação Civil Pública nesta terça-feira, 24. Decisão pode manter…

18 horas ago

Tribunal de Contas determina que Rio Bonito do Iguaçu deve ajustar conceito de obra pública em edital para futuras licitações

Município deve seguir regras mais rigorosas O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do…

18 horas ago

Em meio a queimadas, Câmara aprova projeto que facilita licitações durante estado de calamidade

Proposta facilita contratações de serviços e compras emergenciais para momentos de calamidade pública. Texto vai…

2 dias ago