Categories: Notícias

Edital de licitação dos transportes sairá antes do previsto inicialmente, assegura STTU

O edital de licitação dos serviços de transporte público de Natal deve ser publicado, oficialmente, antes do prazo inicialmente previsto pela Comissão Especial de dos Transportes. De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Clodoaldo Cabral, a publicação deve ser feita no início da segunda quinzena de agosto.

“Tudo o que foi discutido nas audiências públicas, realizadas nas quatro regiões administrativas da cidade, será apresentado para a Comissão Especial do Transporte Público e, no mais tardar, dia 15 ou 16 de agosto o edital de licitação deve ser publicado”, explicou o secretário-adjunto.

Ainda segundo Clodoaldo Cabral, “o edital será publicado em jornais de grande circulação, na imprensa nacional e local, além do Diário Oficial do Município”.

Desde que a Prefeitura deu início ao processo de licitação dos transportes, em 2013, já foram realizadas 12 audiências públicas. A presença da população, porém, é pequena: a maior parte dos presentes representa como permissionários, empresários do sistema, além de movimentos sociais. Um dos pontos apresentados nas audiências públicas realizadas na última semana é a nova política tarifária: o primeiro reajuste da passagem acontecerá quatro meses após o início da operação de um novo sistema. As recomposições inflacionárias acontecerão anualmente e os realinhamentos a cada quatro anos.

A rede de transportes da capital é operada por seis empresas de ônibus, mas nenhuma possui vínculo legal com a Prefeitura. A licitação dividirá o sistema de transporte em três lotes, dos quais dois iriam para os coletivos e um para os opcionais – estes com operação exclusivamente interbairros.

Dois consórcios, escolhidos por sistema de melhor nota (60% por pontuação e 40% de preço), operarão o sistema. O “preço” seria a outorga onerosa ao Município, no valor mínimo de 2% da receita anual do sistema. A STTU estima um valor “mínimo” para operar a rede de R$ 11 milhões. Já a pontuação é composta por melhorias que a empresa se propõe a bancar no sistema.

No último sábado (25), foi publicada no Diário Oficial do Município uma portaria assinada pelo prefeito Carlos Eduardo que detalhava a composição da Comissão Especial de Licitação dos Serviços de Transporte Público da Cidade do Natal.

Luciano Silva do Nascimento (Secretaria Municipal de Administração – Semad) será o presidente. Analúcia de Azevedo Silva (Secretaria Municipal de Planejamento – Sempla), Jorge Luiz de Araújo Galvão (Procuradoria-Geral do Município – PGM), Ronaldo Tavares da Silva (Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana – CMTMU) e Leonardo da Silveira Lucena (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – STTU) serão membros da Comissão. Josemar Tavares Câmara Júnior (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – STTU) e Tony Robson da Silva (Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana – CMTMU) são apontados como suplentes.

(Fonte: Tribuna do Norte)

Portal de Licitações

Recent Posts

Correndo risco de serem despejados, donos de pit dogs se mobilizam contra licitação do MP-GO

Tribunal de Justiça irá julgar a Ação Civil Pública nesta terça-feira, 24. Decisão pode manter…

24 horas ago

Tribunal de Contas determina que Rio Bonito do Iguaçu deve ajustar conceito de obra pública em edital para futuras licitações

Município deve seguir regras mais rigorosas O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do…

24 horas ago

Em meio a queimadas, Câmara aprova projeto que facilita licitações durante estado de calamidade

Proposta facilita contratações de serviços e compras emergenciais para momentos de calamidade pública. Texto vai…

2 dias ago