Categories: Notícias

Edital de licitação de novo trecho da orla deve ficar para março


Se tudo correr conforme os planos do governo municipal, a obra, entre o Anfiteatro Pôr do Sol e o Parque Gigante, inicia no segundo semestre

A próxima área da orla do Guaíba a ser revitalizada terá edital de licitação publicado em março, se tudo correr conforme os planos do governo municipal de Porto Alegre. O chamado Trecho 3 terá 14,6 hectares ao longo de 1,6 quilômetro de beira do Guaíba, do Anfiteatro Pôr do Sol ao Parque Gigante, e será voltado à prática de esportes.
Embora, no ano passado, houvesse a ideia de que o edital sairia ainda em janeiro ou fevereiro deste ano, o vice-prefeito Gustavo Paim garante que os trâmites correm em ritmo “acelerado e responsável”.

— Inclui cerca de 24 projetos e 4 mil itens (a serem contemplados na licitação) — justifica, citando tópicos como terraplanagem, construção de bares, vestiários, arquibancadas, redes elétricas, rede de água e esgoto, urbanismo, paisagismo, entre outras questões.
O trecho deverá ter 27 quadras esportivas, 200 vagas de estacionamento e mais árvores que no Trecho 1 — no projeto, há a previsão de plantio de 552 vegetais, incluindo espécies como cerejeiras, ipê, cedro, coronilha. O objetivo da prefeitura é ver as obras iniciadas no segundo semestre deste ano.
O orçamento da obra é de R$ 60.120.000 — o valor passa por avaliação da Central de Licitações (Celic) da Secretaria Municipal da Fazenda neste momento. O governo municipal ainda conta com aproximadamente R$ 35 milhões do empréstimo da Corporação Andina de Fomento (CAF) (o valor varia de acordo com a cotação do dólar, pois é financiamento internacional). Uma parcela do orçamento poderá vir diretamente do Dmae, para bancar a infraestrutura de água e esgoto, e do Fundo de Iluminação Pública, para o que afeta a iluminação. No passado, a prefeitura não descartou que o que faltar possa sair do próprio caixa.

O trecho 2 da orla, que vai da Rótula das Cuias ao Arroio Ipiranga, está bem mais distante de sair do papel. A prefeitura de Porto Alegre firmou no ano passado com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), um acordo de cooperação técnica para revitalização do Parque da Orla do Guaíba (trechos 1, 2 e 3), está ocorrendo análise de viabilidade econômica do mesmo.
A ideia, explica Paim, é de que o trecho 2 possa colaborar muito para a sustentabilidade econômica de toda a extensão da orla revitalizada, havendo a possibilidade de instalar um parque de entretenimento, lojas e bares, por exemplo, para dar retorno.

(Fonte: Gaucho ZH)

Portal de Licitações