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Dispensa de Licitação: MPE instaura inquérito para apurar compras

Órgão já havia instaurado procedimento para fiscalização da dispensa de licitação relativa à compra de respiradores

O Ministério Público Estadual (MPE) também abriu procedimento administrativo para apurar fatos decorrentes de todas as compras do Município de Rondonópolis com dispensa de licitação, para enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. A informação foi repassada pelo Promotor de Justiça da 2ª Promotoria Cível e de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Rondonópolis, Wagner Antônio Camilo.

Ele explica que, bem antes de toda a polêmica, já havia instaurado um procedimento administrativo para fiscalização da dispensa de licitação relativa à compra de respiradores feita pelo Município de Rondonópolis com a empresa Life Med e, neste procedimento, requisitado cópia integral do processo administrativo de dispensa da licitação, bem como de toda a documentação relativa; e demais diligências investigativas que estão sendo desenvolvidas, para a apuração e responsabilização de possível ato de improbidade administrativa causador de dano ao erário e aos princípios da administração pública.

Conforme já noticiado pelo A TRIBUNA, a Prefeitura quase perdeu mais de R$ 4 milhões durante uma compra de respiradores pulmonares de uma empresa com endereço na cidade de Palmas (TO). Quase todo o dinheiro foi bloqueado pela Justiça, porém os valores ainda não retornaram para os “cofres públicos”. Mas o que chama a atenção é que o Município pagou R$ 188 mil por cada aparelho, enquanto a Santa Casa pagou R$ 75 mil no mesmo período de compra. Tal fato é suspeito de superfaturamento, tanto é que os vereadores Jailton Dantas, Rodrigo da Zaeli e Subtenente Guinancio estão lutando para a Câmara Municipal abrir uma Comissão Especial de Investigação (CEI) sobre as compras com dispensa de licitação.

As compras com dispensa de licitação do Município também são alvo de investigação do Ministério Público de Contas de Mato Grosso, que entrou com uma Representação de Natureza Interna com o objetivo de apurar supostas irregularidades. O Município realizou o procedimento de dispensa de licitação para a aquisição de papel toalha e papel higiênico destinados à Secretaria de Saúde do Município, no valor de R$ 715.870,00.

O que chamou a atenção do MP de Contas foi o fato da Prefeitura de Rondonópolis ter realizado um procedimento de dispensa de licitação com valores acima do mercado e a empresa fornecedora ter sido a única cotada. “Além desse preocupante fato, outro ponto que nos alertou está no cadastro da empresa na Receita Federal. O fornecedor tem como atividade econômica o comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática, o que causou estranheza já que não é compatível com a necessidade apresentada”, disse o Procurador de Contas Gustavo Deschamps.

(Fonte: A Tribuna – Mato Grosso)

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