Categories: Notícias

Consulta a empresas não garante ferrovias entre DF e GO, diz ANTT


Estudos podem mostrar que obras não são viáveis, diz diretor da agência.
Linhas devem ligar Brasília e Goiânia com estações em cidades do Entorno.

A consulta a empresários sobre a construção de ferrovias entre Brasília e Goiânia, anunciada na última segunda-feira (17) pelos governos do Distrito Federal e de Goiás, não garante a execução das obras. O diretor de Ferrovias da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Carlos Nascimento, explicou ao G1 nesta terça (18) que a continuidade do projeto vai depender dos resultados desse “primeiro passo”.

“Os estudos vão indicar para a gente qual será o modelo de viabilidade principal para os trens. Respondidas essas questões, teremos bases para uma licitação. Se o governo entender que não há viabilidade e não lançar a licitação, essas empresas perdem o investimento. É um risco que elas assumem”, afirma Nascimento.

A retomada dos projetos foi anunciada após reunião dos governadores do DF, Rodrigo Rollemberg, e de GO, Marconi Perillo, com a ANTT e o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Um dos projetos deve adaptar a linha férrea que já existe entre Brasília e Luziânia para o transporte de passageiros. Há mais de 25 anos ela só é usada para cargas.

Também será estudada a possibilidade de uso de um trem de média velocidade, com trilhos novos, para fazer a ligação direta entre Brasília e Goiânia, com estações em cidades intermediárias, como Águas Lindas e Anápolis. As convocações para o setor privado devem ser lançadas até os dias 17 de setembro e 30 de outubro, respectivamente.

Não há prazo, orçamento e fonte de recursos definidos para nenhuma dessas obras. Ao anunciar as datas, Rollemberg disse que a retomada marcava um “dia histórico” para essa região. Segundo ele, 15% das pessoas que trabalham no DF moram no Entorno e seriam beneficiadas por essa opção de transporte.

“É um dia histórico para essa região. O anúncio do governo federal para lançar o PMI [Procedimento de Manifestação de Interesse] vai atender a uma população muito grande que mora em Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama e se desloca diariamente para trabalhar em Brasília”, declarou Rollemberg.

O G1 fez novo contato com os governos do DF e de GO após a entrevista com o diretor da ANTT para questionar as certezas dadas no anúncio. Por meio das assessorias de imprensa, os governadores disseram que as únicas datas prometidas após a reunião foram garantidas pela própria agência reguladora.

(Fonte: G1)

Portal de Licitações