Categories: Notícias

Compras sem licitação: Pedido de abertura de CEI pode “não sair do lugar”

A abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar os detalhes que levaram o Município a quase perder em definitivo mais de R$ 4 milhões na aquisição de respiradores pulmonares e compras com dispensa de licitação, com preços fora da realidade do mercado local, poderá “não sair do lugar”. Até agora apenas os vereadores Jailton Dantas, Subtenente Guinancio e Rodrigo da Zaeli, do PSDB, se posicionam a favor da CEI.

Segundo apurado pela reportagem, os vereadores do PSDB, Jailton Dantas, Subtenente Guinancio e Rodrigo da Zaeli, não conseguiram mais quatro assinaturas para ao menos propor a abertura do processo. Segundo o vereador Cláudio da Farmácia (MDB), presidente da Câmara, caso o PSDB consiga propor a CEI, ainda será necessário a proposta ser votada em plenário e, para que seja aberta, terá que ter 11 votos favoráveis. Não alcançando este número, o pedido será arquivado.

“Antes mesmo de toda esta polêmica sobre as compras sem licitação e a situação dos respiradores que foram entregues falsos, o vereador Reginaldo Santos (SD) já havia enviado um requerimento a Prefeitura pedindo um relatório completíssimo sobre todas as compras com dispensa de licitação. A Secretaria de Saúde ainda está no prazo para responder o requerimento e, caso as respostas não sejam claras, aí sim poderemos tomar outra postura. Mas, por enquanto, acho que o PSDB está pondo o carro na frente dos bois”, disse Cláudio da Farmácia.

De acordo com o presidente da Câmara, ontem, os vereadores do PSDB foram questionados na reunião da ordem do dia do porquê de não terem assinado o pedido para uma Comissão Especial de Investigação sobre o evento do carnaval popular realizado no primeiro ano do mandato do prefeito Zé Carlos do Pátio (SD). “Naquela oportunidade, o presidente da Câmara era o Rodrigo da Zaeli e ele simplesmente disse que não assinaria. Depois de três meses, a mulher dele e mais uns indicados apareceram nomeados em cargos da Prefeitura”, revelou Cláudio.

(Fonte: A Tribuna – Mato Grosso)

Portal de Licitações