Categories: Notícias

Catálogo do Governo de Minas dá suporte para compras públicas de municípios mineiros

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com intuito de repassar aos municípios mineiros práticas que contribuam para a boa gestão pública

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com intuito de repassar aos municípios mineiros práticas que contribuam para a boa gestão pública, está disponibilizando a base de dados do Catálogo de Materiais e Serviços (Catmas). As prefeituras de Alfenas, Além Paraíba, Bom Despacho, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Manhuaçu, Mantena, Muriaé, Patrocínio, São Domingos do Prata, Teófilo Otoni, Viçosa, Ubá, Unaí e Pirapora já receberam o arquivo que oferecerá suporte aos seus sistemas de compras, bem como na gestão de estoques e patrimônio.

 

Contendo mais de 75 mil itens ativos de materiais e serviços, o catálogo, desenvolvido pela própria Seplag e adotado pelo Executivo mineiro desde 2004, abrange um vasto leque de especificações para atender às diversas áreas da administração pública, como saúde, educação, defesa social, infraestrutura e obras.  A exemplo do Estado, os municípios conseguirão fazer compras sustentáveis, ou seja, adquirir bons produtos a bons preços.

 

O catálogo mineiro de compras é referência tanto a nível nacional quanto internacional. Atualmente, representantes do Ministério das Finanças da República de Moçambique têm buscado em Belo Horizonte os conhecimentos práticos sobre o Catmas para aplicá-los à realidade daquele país.

 

Choque de gestão

 

A troca de boas experiências entre as esferas estadual e municipal é consequência da bem sucedida política de modernização administrativa empreendida pelo Governo de Minas, conhecida como Choque de Gestão. Por meio do Programa de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, nos últimos cinco meses o Estado treinou e qualificou funcionários de áreas estratégicas de 49% dos municípios, o que propicia, entre outras coisas, a modernização do controle das compras públicas.

 

Fonte: Agência Minas

Portal de Licitações