A modalidade de licitação será o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Integrado, o que inclui a elaboração de projeto básico, projeto executivo e a fase de obras.
A Prefeitura de Santos obteve nesta quarta-feira (17) a aprovação da Câmara para contratação de financiamento com a Caixa Econômica Federal visando a construção do túnel que ligará as zonas Noroeste e leste. É mais um avanço na série de etapas necessárias para que a abertura da passagem pelos morros da Cidade se torne realidade, facilitando os deslocamentos entre Santos e São Vicente.
A autorização foi dada por meio da aprovação do Projeto de Lei 301/2014 que prevê a contratação de empréstimo de até R$ 228.091.472,79. Como garantia, Santos apresenta as receitas municipais previstas para os próximos anos.
A próxima etapa da Prefeitura após obter o financiamento é apresentar toda a documentação à Secretaria do Tesouro Nacional. A medida visa demonstrar que a cidade reúne as condições necessárias para obter o empréstimo.
A previsão é que a obra tenha início em 2017 e seja concluída após 36 meses (2019). A modalidade de licitação será o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Integrado, o que inclui a elaboração de projeto básico, projeto executivo e a fase de obras.
Mobilidade
O empreendimento prevê 18 quilômetros de corredores de ônibus, ligando a Avenida Antônio Emmerich (São Vicente) até o túnel Santos-Guarujá, e inclui os dois túneis de 1.352 metros entre o Marapé e a Zona Noroeste.
A obra é orçada em R$ 456,3 milhões e terá R$ 228 milhões a fundo perdido da União e o restante financiado, sendo metade pela Prefeitura de Santos e a outra parte pelo governo estadual. O projeto foi selecionado e inserido pelo Ministério das Cidades no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pacto da Mobilidade devido à união dos prefeitos da Baixada Santista e constantes reuniões com representantes do governo federal.
O novo acesso é aguardado há mais de 60 anos. Ele representa uma nova alternativa de ligação entre as porções Leste e Oeste da Ilha de São Vicente e provocará uma sensível redução no tempo de viagem entre Zona Noroeste e o restante da cidade.
Hoje, a ligação entre as duas cidades possui apenas duas rotas limitadas geograficamente. A primeira passando pela orla e a segunda pelo Centro de Santos, que além do tráfego regional, é pressionada pelo impacto do Sistema Anchieta/Imigrantes.
Veja destaques do projeto:
18 km de faixa exclusiva de ônibus
2 túneis de 1.352 metros cada
Pistas de 10,5 m de largura e três faixas de rolamento
Faixa exclusiva para corredor de ônibus
Espaço para pedestres e ciclistas
Sistema de ventilação, iluminação e câmeras de monitoramento
(Fonte: A Tribuna)