Categories: Notícias

Baixando a bola

Depois de desafiar a ordem de cancelar a convenção municipal, o presidente do PSDB de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso, admitiu ontem que a palavra final sobre a questão será da direção estadual tucana.

 

Depois de desafiar a ordem de cancelar a convenção municipal, o presidente do PSDB de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso, admitiu ontem que a palavra final sobre a questão será da direção estadual tucana. Sinal de que Derosso não vai poder tratorar o ex-deputado Gustavo Fruet, como pretendia até agora, na disputa pelo comando do partido na Capital.

 

Passe
O PV do Paraná está atento à polêmica envolvendo a candidatura do ex-deputado federal Gustavo Fruet à prefeitura de Curitiba para 2012. E, caso o PSDB resolva mesmo não lhe dar legenda para concorrer à sucessão municipal, os verdes estão dispostos a garantir esse espaço a Fruet. A avaliação é que ele se encaixaria perfeitamente no perfil desejado pela sigla, que tenta aproveitar a onda formada pelos 20 milhões de votos de Marina Silva para a presidência, em 2010, para se colocar como uma alternativa viável de poder e de renovação da política brasileira. Lideranças da sigla admitem ainda apoiá-lo mesmo que Fruet esteja em outro partido, dependendo da configuração de uma futura aliança.

 

Grande família
Informações publicadas por blogs do interior apontam que a Mesa Executiva da Assembleia teria nomeado vários integrantes de uma mesma família de Ponta Grossa, terra do primeiro-secretário da Casa, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), para cargos de confiança no Legislativo estadual. Segundo o blog do Johnny, o pai Manoel Osório Taques, o Maneco, ex-vereador de Ponta Grossa e ex-presidente da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), foi nomeado para um cargo simbologia G4 do Gabinete da primeira secretaria de Plauto; a mãe e ex-esposa de Maneco, Cintia Helena Marchesini, ocuparia o cargo simbologia G2, também na primeira secretaria; e a filha de Maneco com Cintia, Carla Marchesini Taques, ocuparia o cargo simbologia G5, da Diretoria de Pessoal. Os nomes teriam sido publicadosna lista do Portal da Transparência da Assembleia.

 

Exonerada
No começo da noite, a Assembleia divulgou nota afirmando que depois de verificada a nomeação indevida de Carla Marchesini Taques, o 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Plauto Miró (DEM), determinou a exoneração imediata da funcionária.

 

Rondando a cerca
O deputado estadual Nereu Moura (PMDB) surpreendeu ontem ao divulgar artigo no qual faz elogios rasgados ao governo Beto Richa (PSDB). Fazendo um paralelo sobre as políticas do ex-governador Roberto Requião e do tucano, Moura destacou que Richa, ao contrário do peemedebista conhecido pelo estilo truculento, demonstra uma aptidão incrível para conversar.

 

Território
A atitude de Nereu Moura, longe de ser isolada, traz à tona um movimento que na verdade é corrente entre a maioria dos deputados do PMDB, que estão loucos para desembarcar na base governista. Muitos só já não o fizeram porque têm problemas com deputados do PSDB, DEM e outros partidos que já integram a base aliada e disputam com eles territórios eleitorais no interior.

 

Aterro
O Tribunal de Contas suspendeu a contratação, pela prefeitura de Ponta Grossa, dos serviços de ampliação do aterro municipal do Botuquara. Os conselheiros aprovaram ontem parecer do corregedor-geral da Casa, Nestor Baptista, que acolheu três das cinco denúncias de irregularidades apontadas na representação, protocolada pela empresa Ponta Grossa Ambiental. A contratação se daria por meio de tomada de preços. O prazo de execução dos serviços seria de 90 dias corridos e o prazo de vigência do contrato, de 150 dias. O valor máximo a ser pago pela obra foi fixado em R$ 422.101,61. A licitação se processaria pelo tipo menor preço global e teria por regime de execução a empreitada por preços unitários. A sessão pública de abertura estava programada para o dia 28 de fevereiro.

 

Publicidade
O corregedor-geral do TC conclui que há indícios de ofensa ao princípio da publicidade, uma vez que a visita técnica foi marcada para ocorrer antes do fim do prazo de publicidade previsto em lei, que é de 15 dias. Além disso, a administração municipal exige comprovação de qualificação técnica exclusivamente em relação à drenagem, serviço que não corresponde nem a 10% do total da obra. Finalmente, a Prefeitura estaria impondo aos participantes do certame índices de liquidez geral, corrente e de endividamento em desconformidade aos usualmente adotados para licitações desse porte, restringindo a competitividade.

 

Sem comemorações
O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), avaliou ontem que o crescimento de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado não pode ser comemorado. Dias destacou que o crescimento vem após um ano de PIB negativo e que já há sinais de desaceleração da economia. O PIB real é bem inferior, como a base foi negativa em 2009 há uma ilusão em relação a estes números. Não é número que permita comemoração. Os sintomas do início desse ano são negativos, há uma desaceleração na economia, disse o senador tucano. Ele destacou o crescimento das despesas do governo no início do ano e a necessidade de um ajuste mais firme nas contas. O líder do PSDB destacou também o crescimento da inflação. Quem vai ao supermercado fica assustado com a escalada dos preços, observou. Dias defendeu uma reforma administrativa para enxugar a máquina pública e aumentar a capacidade de investimento. Os problemas exigirão providências drásticas e o que foi feito até agora não foi suficiente porque corta de um lado e aumenta do outro.

 

Destaque no STF
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pela Assembleia Legislativa junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a Resolução nº 007/04, que enquadrou em cargos de nível superior servidores do Legislativo que não prestaram concurso público para tais cargos, é notícia de destaque no site daquela Corte Superior.

 

Em alta
Os novos limites para financiamento de imóveis dentro das regras do FGTS estão valendo, informa a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Com isso, sobe também o teto dos imóveis enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida. A renda familiar máxima para enquadramento nos financiamentos é de R$ 4.900. A ideia é adequar ao mercado imobiliário.

 

Em baixa
Deputados e senadores já estão em ritmo de Carnaval e só voltam ao trabalho no Congresso no próximo dia 14. Ou seja, serão mais de dez dias longe de Brasília. O Senado, inclusive, não realiza votações em plenário desde ontem. Liberou os parlamentares a retornarem aos seus Estados, sem cortes nos salários. O mesmo acontece na Câmara dos Deputados.

 

Por: Bem Paraná – O Portal Paranaense

Portal de Licitações