Categories: Notícias

Arena terá nova licitação

Sem entendimento com empreiteira, governo do Estado fará uma nova licitação para terminar a obra da Arena Pantanal

O governo do Estado já tem como certo que terá que fazer uma nova licitação para terminar a obra da Arena Pantanal, em Cuiabá. Notificada para retomar o serviço até esta terça-feira (1º), a empreiteira Mendes Júnior se recusou a assinar um Termo de Ajustamento de Gestão com o governo e com o Tribunal de Contas do Estado por entender que já terminou a obra.

Apesar de já ter servido de palco para quatro jogos da Copa do Mundo da Fifa em 2014, e inúmeras partidas de campeonatos regionais e nacionais, a Arena Pantanal não foi oficialmente entregue ao Estado, porque este considera que inúmeros serviços ainda faltam ser feitos, bem como a substituição de materiais, por terem qualidade inferior à que foi contratada.

“O caminho será fazer uma licitação emergencial, chamando inclusive algumas empresas que já estiveram trabalhando lá, pois elas conhecem o serviço”, informou o secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto.

Segundo ele, a Concremat Engenharia, empresa contratada para supervisionar a obra, entregará nesta semana ao governo um relatório completo sobre tudo que falta fazer na Arena e quanto isto vai custar. “Só aí conseguiremos mensurar com quanto o Estado vai ter que entrar, mas é importante salientar que esse valor será cobrado da Mendes Jr.”, disse Chiletto.

A pressa do governo tem uma razão financeira: caso não fique tudo pronto no primeiro semestre deste ano, não haverá tempo para a obra conseguir a certificação internacional de sustentabilidade Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), fundamental para que o governo acesse os juros mais baixos do financiamento contratado juntos ao BNDES para construir o estádio.

“Precisamos deixar a Arena 100% até o final de maio e chamar o pessoal da certificação Leed para vir a Cuiabá fazer o levantamento e emitir a certificação até dezembro, mês em que começamos a pagar o financiamento do BNDES”, disse Chiletto. Segundo ele, sem a certificação Leed os juros do financiamento dobram, encarecendo a obra em R$ 600 milhões.

OUTRO LADO – Procurada, a Mendes Júnior se limitou a informar, por meio de nota da assessoria de imprensa, que já terminou seu trabalho na Arena Pantanal.

“A Mendes Júnior informa que os serviços físicos da Arena foram concluídos a tempo e modo, servindo o estádio inclusive para receber jogos da Copa do Mundo da Fifa. Informa, ainda, que busca amigavelmente junto ao governo do Mato Grosso a entrega definitiva do empreendimento”, diz a nota.

(Fonte: Diario de Cuiabá)

Portal de Licitações

Recent Posts

Correndo risco de serem despejados, donos de pit dogs se mobilizam contra licitação do MP-GO

Tribunal de Justiça irá julgar a Ação Civil Pública nesta terça-feira, 24. Decisão pode manter…

14 horas ago

Tribunal de Contas determina que Rio Bonito do Iguaçu deve ajustar conceito de obra pública em edital para futuras licitações

Município deve seguir regras mais rigorosas O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do…

14 horas ago

Em meio a queimadas, Câmara aprova projeto que facilita licitações durante estado de calamidade

Proposta facilita contratações de serviços e compras emergenciais para momentos de calamidade pública. Texto vai…

2 dias ago