Para fazer a destinação correta de móveis velhos, por exemplo, antes o munícipe precisava pagar uma caçamba
Você já viu algum móvel velho próximo da margem de um rio? Já pensou no quanto o lixo em lugar errado pode prejudicar o meio ambiente? Foi para evitar isso que a Prefeitura de Jaraguá do Sul criou há um ano o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), que recebe móveis velhos sem utilidade, pneus, computadores sem função, eletrodomésticos que não funcionam mais.
A entrega deve ser voluntária, ou seja, os materiais sem utilidade precisam ser levados até o PEV. Aí o poder público municipal se encarrega de dar aos itens o destino correto, que normalmente são aterros industriais, sem contar com o que pode ser reciclado. Para fazer a destinação correta de móveis velhos, por exemplo, antes o munícipe precisava pagar uma caçamba. Agora o poder público se encarrega de pagar os custos da destinação correta.
Na semana passada a Diretoria de Licitações da Prefeitura de Jaraguá publicou o Edital de Concorrência nº 73/2020, justamente para contratação de empresa para o carregamento, transporte, tratamento e destinação dos resíduos do PEV. Com a situação de pandemia, essa licitação teve que ser adiada, pois todos os esforços estavam concentrados nas ações emergenciais contra a doença, como explica o presidente da Fujama Cesar Rocha.
Atualmente o PEV está com bastante material acumulado, cerca de 80 toneladas. “A maior parte é dos resíduos são sofás velhos, colchões, outros móveis, pneus, eletrodomésticos. O PEV dá uma oportunidade de descarte desses materiais, para que não sejam jogados nas margens de rios ou em terrenos baldios. A destinação correta são os aterros industriais e é pra lá que vamos mandar esse material”, informa Rocha. O edital de licitação terá a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas no dia 14 de maio e o valor máximo previsto para o serviço durante doze meses é de R$ 135,1 mil.
Serviço
-Ponto de Entrega Voluntária (PEV)
-Destinado a pessoas físicas que têm materiais sem utilidade para descartar
-Tipos de materiais aceitos: pneus, móveis velhos, eletroeletrônicos, colchões velhos
-Tipos de materiais não aceitos: lixo doméstico, resíduos da construção civil, podas de árvores e materiais tóxicos como latas de tintas e de agrotóxicos. Lâmpadas fluorescentes também não são mais aceitas, pois estabelecimentos que vendem esse material, também o recolhem depois de inutilizado.
-Endereço: Rua Leocádio Osmar Rodrigues, s/n – Vila Lenzi, entre a Arena Jaraguá e o 14º Batalhão de PM
-Contato: 3273-8008
-Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Sábado, das 8 às 14 horas
-O serviço é gratuito, basta levar o material até o PEV
(Fonte: Rádio Jaraguá)