MPE´sQuestões sobre Licitações

Situação Fiscal do Sócio de uma MPE nas Licitações

Uma Micro Empresa que participa de uma licitação, com relação ao seu sócio gerente, este deverá na sua pessoa Física apresentar as certidões de regularidade fiscal? Pergunto pelo seguinte: a empresa está com a situação fiscal ok, porem o sócio gerente não.

Para que uma empresa participe de determinada licitação, no que se refere ao objeto social, este deve ser compatível com o objeto da licitação.

Para verificação da compatibilidade do objeto social com o objeto da licitação, a Administração deve levar em conta a descrição das atividades no objeto social do ato constitutivo

A CNAE indicado no CNPJ é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país.

É necessário destacar que nem todas as atividades estão descritas na CNAE, assim, não é possível considera-la para análise da compatibilidade das atividades da empresa com o objeto social.

Esse é entendimento do TCU que no ACÓRDÃO Nº 1203/2011  Plenário. Assim decidiu:

“(…)2. Quanto ao mérito, concordo com a análise técnica feita pela Secex/AM, que a considerou procedente e caracterizou o impedimento de participação da representante no certame, sob o argumento de que o seu CNPJ apresentava atividade incompatível com o objeto licitado, como grave infração a norma legal, suficiente à aplicação da multa prevista no inciso II do art. 58 da Lei nº 8.443/92 aos responsáveis.(…)” Os documentos a serem apresentados referem-se à pessoa jurídica licitante e não às pessoas físicas integrantes do quadro societário”.

(Colaborou Dra. Erika Oliver, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 16 de junho de 2014
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

{fcomment}

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *