HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Recurso improcedente nas Licitações

Ganhamos uma licitação e fomos inabilitados devido, na concepção da área técnica, o contrato e nota fiscal não comprovam a veracidade do atestado, contudo nenhuma outra diligência foi feita e nem solicitado outros documentos para comprovação caso houvesse dúvidas. Toda a análise foi feita sobre critérios subjetivos e baseadas nas notas e contratos apresentados, inclusive foi utilizada a seguinte frase “registro que não foram juntadas notas fiscais que comprovem os serviços executados descritos no atestado de capacidade técnica, embora tal tenha sido feito quanto aos demais atestados, não obstante não fosse obrigatório. Sem outros elementos, inclusive as Notas Fiscais, a obrigação da capacidade técnica ficou restrita ao extrato do contrato, que não oferece insumos técnicos suficientes para a avaliação” e no edital estava previsto “a licitante deveria juntar extrato de contrato, notas fiscais “OU” documentos que os fundamentam”, o contrato foi juntado ao atestado. Além disso, o edital previa Prova de Conceito da vencedora, após a habilitação da segunda colocada, sem o julgamento do recurso de nossa empresa foi feita a prova de conceito. Gostaria de saber se está correto o procedimento referente a prova de conceito e a inabilitação baseada nos fatos que citei? E se nosso recurso não for atendido quais procedimentos posteriores podemos tomar?

Caso o recurso seja julgado improcedente cabe a via judicial por meio de mandado de segurança. A questão envolve caso concreto e uma  resposta precisa demandaria análise mais aprofundada dos fatos.

(Colaborou Dra. Andrea Lucia, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *