Questões sobre Licitações

Dificuldade na primeira emissão da CRF/FGTS

Somos uma empresa recém constituída (06.12.2019). Participamos de um Pregão Eletrônico (05.02.2020) e não ainda tínhamos conseguido a CRF do FGTS. Pela legislação e pela Lei a empresa “ME / EPP”, tem um prazo a mais de 5 dias úteis para apresentar a referida Certidão (FGTS). Essa seria a nossa primeira emissão da CRF /FGTS junto a “CEF”. Porém o sistema da “CEF” não liberou ainda a devida CRF pelo sistema da CEF (internet). O pregoeiro não aceitou a nossa argumentação e também não deu o prazo de mais 5 dias conforme previsto em Lei, e consequentemente desclassificou a nossa empresa. Qual seria o correto ?

A Lei Complementar nº123/2006 garante o direito de postergação da comprovação da regularidade fiscal nas seguintes condições:
Art. 43. As microempresas e as empresas de pequeno porte, por ocasião da participação em certames licitatórios, deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal e trabalhista, mesmo que esta apresente alguma restrição. (grifamos)

§ 1o Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal e trabalhista, será assegurado o prazo de cinco dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogável por igual período, a critério da administração pública, para regularização da documentação, para pagamento ou parcelamento do débito e para emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

Como se vê, as MEs/EPPs devem apresentar as certidões ainda que positivas, assim lhes será assegurado o prazo para regularização.

Dessa forma, na situação exposta, a inabilitação foi correta na medida em que não foi apresentada qualquer certidão de regularidade com o FGTS.

Publicado em 10 de novembro de 2020

(Colaborou Dra. Erika Oliver, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

 

Related posts
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Princípio da motivação

Ganhei uma licitação de pregão eletrônico. Estava com todos os documentos devidamente corretos.
Read more
Modalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Mais de uma dispensa de Licitação no mesmo exercício

Pode realizar contratação direta de uma mesma empresa, com objeto e contratos distintos, mas com…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Certidão não emitida

PODE SER A EMPRESA PUNIDA SE ELA PAGOU TODOS OS DÉBITOS E O ÓRGÃO EMISSOR FALHA E ATRASAR…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *