HabilitaçãoOutras QuestõesQuestões sobre Licitações

Pregão Presencial: Troca dos envelopes

Em um pregão presencial, o licitante se equivocou e colocou o conteúdo do envelope de habilitação dentro do envelope de propostas. Haveria possibilidade de saneamento por parte do pregoeiro, colocando este a habilitação dentro de seu envelope correto e lacrando o mesmo mediante os demais licitantes, prosseguindo com o certame, uma vez que não houve quebra do sigilo da proposta e a habilitação do licitante equivocado somente seria aberta acaso fosse vencedor na rodada de lances?

Entendo que o caso descrito enquadra-se no vício de forma, passível, portanto, de saneamento. Uma vez colocados documentos de habilitação no envelope proposta – primeiro envelope a ser aberto – entendo que o pregoeiro deverá juntá-los (os documentos de habilitação) ao processo. Se o referido licitante for classificado em primeiro lugar quanto ao preço, será aberto o seu envelope de habilitação. Obviamente, os documentos de habilitação que estavam no envelope proposta e que foram juntados aos autos, deverão ser levados em consideração para o julgamento da habilitação. Estando os documentos de habilitação em ordem – aqueles que estavam no envelope proposta, mais os documentos que estavam no envelope de habilitação – o licitante será habilitado e declarado vencedor do certame.
Sobre este assunto, entendo ainda que:

a) O pregoeiro, ao constatar documentos de habilitação no envelope proposta, não deve abrir o envelope habilitação para inseri-los e depois lacrá-lo. Deve, simplesmente, juntar ao processo os documentos de habilitação que estavam equivocadamente inseridos no envelope proposta. Uma vez juntado aos autos, os documentos de habilitação passam a ser públicos e, portanto, deverão serão levados em consideração quando do julgamento daquela fase.
b) O contrário não é permitido. Caso o certame estipulasse o primeiro envelope de habilitação e nele fosse encontrada a proposta, haveria claro vício procedimental de devassamento de sigilo de proposta, a ensejar a exclusão imediata do licitante.

Publicado em 28 de março de 2016
(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
Habilitação

Certidão de regularidade do ramo de atividade da empresa

Onde posso emitir certidão de regularidade específica do ramo de atividade da empresa? As…
Read more
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Decisão sobre inexequibilidade do preço ofertado

No pregão eletrônico para aquisição de peças e serviços de manutenção de veículos, como…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Licitações: Nota fiscal emitida incorretamente pelo Contratado

Uma licitação para registro de preços foi realizada para prestação de serviço, porém a…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *