ContratosQuestões sobre Licitações

Prazos de entrega no contrato

Pode um Órgão Público solicitar o que segue: “Prazo de entrega: até 31/12/2011, contados da assinatura do contrato”. Sendo que a licitação (eletrônica) ocorrerá em 29/12/2011?


Sou representante de uma concessionária de veículos em licitaçãoes e, pergunto: Pode um Órgão Público solicitar o que segue: “Prazo de entrega: até 31/12/2011, contados da assinatura do contrato”. Sendo que a licitação (eletrônica) ocorrerá em 29/12/2011? E os prazos? Pedido esclarecimento sobre o citado acima, o Órgão manteve a licitação baseando-se no art 57 da lei 8.666/93. O correto não seria apenas o empenho da despesa para este ano, para posterior pagamento? O art. 57 encontra-se no capítulo II DOS CONTRATOS. No que implica no prazo de entrega?

 

E isso, é apenas um dos problemas no edital. Talvez fosse interresante consultar esse link.

Em tese a Administração tem o poder discricionário para determinar o prazo de entrega dos materiais licitados, desde que esse não prejudiquem a ampla competitividade.

Ocorre que no caso em tela patente resta a ilegalidade do prazo estipulado, 31/12/11, vez que se a licitação ocorreu em 29/12/11 não seriam respeitados os prazos recursais e para assinatura do contrato.

(Colaborou Dra. Camille Hurtado, advogada especializada em licitações e contratos, no escritório AMP Advogados).

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *