HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Prazo para CND – Certidão Negativa de Débitos

Preciso com urgência da minha CND para participar de um pregão e a receita agendou para uma data longínqua. Eu gostaria de saber se tem como me passarem na frente com algum documento que comprove que eu estou participando desta licitação.

Não há meios de se exigir que a Receita Federal priorize uma determinada empresa apenas por conta da participação em licitação. Isso porque, em respeito ao Princípio da Igualdade (art. 37, caput, CF), o prazo para emissão das certidões é concedido uniformemente para todos os administrados, até mesmo por haver inúmeras outras empresas na mesma situação. O ideal é procurar manter as certidões sempre regulares, além de providenciá-las com a devida antecedência.

(Colaborou Dra. Giorgia Adad, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 19 de novembro de 2014
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

{fcomment}

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *