Modalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Pesquisa de preços para compras de medicamentos para atender demanda judicial e desoneração do CAP e CONFAZ

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Poderia me auxiliar? A pesquisa de preços para compras de medicamentos para atender demanda judicial, deve ser feita como? A desoneração do CAP e CONFAZ deve ser feita à pesquisa em bancos de preços ou à pesquisa na lista CMED? Por gentileza me auxilia.

Caso o Banco de Preços em Saúde (BPS) seja utilizado como fonte de pesquisa, é preciso verificar se no preço lançado no Banco já consta a desoneração do ICMS e do CAP. Caso os preços sejam “integrais” (sem qualquer desoneração), o edital da licitação ou o instrumento da dispensa, deverá informar a necessidade de aplicar-se a desoneração na proposta comercial.

Com relação à utilização da CMED como fonte de pesquisa, o TCU opinou pela  impossibilidade de utilização das tabelas da CMED como parâmetro para a elaboração do orçamento de referência. A jurisprudência do TCU é categórica quanto à sua precariedade (Acórdãos 2.150/2015-TCU-Plenário, Ministro Relator Bruno Dantas, e 3.016/2012-TCU-Plenário, Ministro Relator Walton Alencar Rodrigues).

A jurisprudência do TCU é pacífica no sentido de que a pesquisa de preços para elaboração do orçamento estimativo da licitação não deve se restringir a cotações realizadas com potenciais fornecedores, uma vez que, para atender o disposto na Lei 8.666/1993, as compras públicas devem balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública (Acórdão 247/2017-TCU-Plenário, voto do Ministro Relator Walton Alencar Rodrigues).

Para elaboração do orçamento estimado e demais detalhes para aquisições, sugerimos a consulta ao manual denominado ORIENTAÇÕES PARA AQUISIÇÕES PÚBLICAS DE MEDICAMENTOS, disponível no link: 

https://portal.tcu.gov.br/data/files/8A/E0/DC/81/A5A1F6107AD96FE6F18818A8/Orientacoes_aquisicoes_publicas_medicamentos.pdf 

Publicado em 20 de Julho de 2021

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

 

Related posts
EditalLegislaçãoQuestões sobre Licitações

Subcontratação total ou parcial nos editais

AZEVEDOMOTA Em alguns editais eles já informam na Minuta Contratual que não permitem…
Read more
Modalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

É permitido colocar modelo de componentes internos de um equipamento?

Câmara municipal de Maringá É permitido colocar modelo de componentes internos de um equipamento…
Read more
EditalQuestões sobre Licitações

Fórmula PC + ELP do Índice de Endividamento

Prefeitura Municipal de João Monlevade  Nos Editais está sendo medido o Índice de Endividamento…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *