Questões sobre Licitações

Modelo de justificativa para licitação

Preciso de um modelo de justificativa para licitação sendo que só consegui 2 cotações.

Primeiro, é necessário comprovar que o Hospital buscou licitantes no mercado, a resultar no desinteresse ou na inexistência de empresas desse segmento. Junte cópia de e-mails, e/ou uma relação de empresas com o número de telefone e o nome da pessoa contatada.

A justificativa deverá ser baseada nas seguintes comprovações:

a) Limitação de mercado: demonstre que a pesquisa foi realizada, mas as empresas que responderam não trabalhavam com o serviço ou o produto pesquisado; ou, ainda, que a pesquisa foi frustrada, pois não foram localizadas empresas desse segmento;

b) Manifesto desinteresse: demonstre que a pesquisa foi realizada, mas as empresas, por desinteresse, não responderam ao pedido de cotação;

c) Necessidade da aquisição do serviço ou do produto: demonstre que a demora na tramitação do processo administrativo, em razão da pesquisa de mercado, poderá prejudicar o interesse público.

Acórdão TCU n.º 2.203/2005 (1ª Câmara):

“1.2. observe os princípios que orientam o procedimento licitatório (art. 3.º da Lei n.º 8.666/93), em especial ao princípio da isonomia entre os licitantes, ainda que se trate de simples cotação de preços junto a fornecedores a qual deve ser a mais ampla possível, porém dentro das limitações de mercado existentes para determinados objetos, cuja existência deve ser justificada;”.

A seguir, transcrevo uma resposta dada em Julho/2017 (disponível no Portal de Licitações) a uma pergunta semelhante a esta:

A cotação de preços (pesquisa de mercado) é o procedimento realizado pelo gestor ainda na fase instrutória (fase interna) para obtenção do parâmetro de mercado e reserva dos recursos orçamentários destinados ao atendimento da futura despesa.

Há alguns métodos de pesquisa, mas o mais comum é a pesquisa feita com, no mínimo, três empresas que atuam no ramo do objeto pesquisado. Após a colheita dos três preços, soma- se e divide-se por três, para a obtenção da média aritmética.

Importante que o gestor avalie os preços pesquisados e, havendo algum preço distorcido (muito baixo ou muito elevado) assim considerado o valor "fora do padrão", o mesmo deve ser excluído e substituído por outro preço pesquisado, a fim de que a média aritmética não
atrapalhe ou até comprometa o procedimento licitatório.

Se, após exaustiva pesquisa de mercado – comprovada por solicitações de orçamento e pedidos de cotação por e-mail etc., juntada aos autos – não acudirem, pelo menos três orçamentos para o objeto da contratação, aí sim será o caso de justificar o manifesto desinteresse do mercado. Corrobora com este procedimento a jurisprudência do TCU, a exemplo dos Acórdãos 3.506/2009-TCU-1ª Câmara, 1.379/2007-TCU-Plenário, 568/2008-
TCU-1ª Câmara, 1.378/2008-TCU-1ª Câmara, 2.809/2008-TCU-2ª Câmara, 5.262/2008-TCU- 1ª Câmara, 4.013/2008-TCU-1ª Câmara, 1.344/2009-TCU-2ª Câmara, 837/2008-TCU- Plenário e 3.667/2009-TCU-2ª Câmara, a determinar que a realização de pesquisa de preços de mercado, previamente à fase externa da licitação, é uma exigência legal para todos os processos licitatórios, inclusive para os casos de dispensa e inexigibilidade, consistindo essa
pesquisa de um mínimo de três orçamentos de fornecedores distintos. É necessária a apresentação de justificativa adequada sempre que não for possível obter número razoável de cotações.

No entanto, não sendo possível a obtenção de três orçamentos e ainda que exista justificativa, o processo estará suscetível a fiscalização e apontamento pelo Tribunal de Contas. Exemplificativamente, segue trecho do relatório de auditoria:

“II.9. Elaboração de Planilha Comparativa de Orçamentos com base em apenas dois orçamentos.

Situação encontrada:
No Pregão 165/2013 (Processo 01213.004499/2013-14, cujo objeto era a contratação de ‘serviços contínuos de assessoramento técnico para melhorias e
adequações no sistema de exaustão de gases e certificação das salas limpas ISO 5 e ISO 7’, tendo sido contratada a empresa Somar Engenharia Ltda.) , elaborou-se a Planilha Comparativa de Orçamentos baseando-se em apenas dois orçamentos.

No Pregão 163/2013 (Processo 01213.00515/2013-08 – Contratação de empresa especializada para serviços de manutenção preventiva, corretiva e preditiva dos compressores, secadores e reservatórios de ar comprimido) , também foi elaborada Planilha comparativa com apenas dois orçamentos.
A pesquisa de preços está estabelecida no art. 6º, inciso IX, alínea f, da Lei 8.666/1993, no art. 3º, inciso III, da Lei 10.520/2002 e no art. 9º, § 1º, do Decreto 5.450/2005. A realização de pesquisa de preços com base em pelo menos três orçamentos é matéria já tratada em significativo número de acórdãos do TCU, mencionando-se os acórdãos 2.170/2007, 819/2009, 1.179/2014 e 1.002/2015, do Plenário, e 1.583/2007, da 1ª Câmara, que bem sintetiza o entendimento do Tribunal nos seguintes termos: ‘9.3.28. Realizar pesquisa de mercado com ao menos três fornecedores’.
(…)

Comentários dos Gestores:
Alegou o gestor, quanto ao achado em comento, que a Ceitec é a primeira fábrica de semicondutores no Brasil, e seu processo industrial utiliza pelo menos 20 (vinte) gases diferentes, altamente tóxicos, inflamáveis e/ou corrosivos, exigindo correto funcionamento do sistema de exaustão. A elevada qualidade e segurança exigida para a operação e manutenção dos serviços ocasiona grande dificuldade para obtenção de propostas comerciais satisfatórias. Alegou ainda o gestor que embora a empresa busque novos fornecedores nacionais e estrangeiros, a maioria não tem interesse em contratar com entes ligados ao Governo, pela burocracia.

Análise: A equipe de auditoria, ainda que reconheça os esforços dos gestores com vistas ao aperfeiçoamento das atividades de licitação e contratação, discorda do alegado, eis que se trata de dificuldade a ser transposta por toda organização governamental sujeita ao princípio da legalidade, a ser observado no Direito Administrativo. A pesquisa de preços assentada em orçamentos provenientes de pelo menos três fornecedores está assente em diversos acórdãos do TCU. Ante o exposto, propõe-se dar ciência da falha à entidade”. (Relatório do Acórdão TCU nº 807/2016 – Plenário) (g.n.)

 

Related posts
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Decisão sobre inexequibilidade do preço ofertado

No pregão eletrônico para aquisição de peças e serviços de manutenção de veículos, como…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Licitações: Nota fiscal emitida incorretamente pelo Contratado

Uma licitação para registro de preços foi realizada para prestação de serviço, porém a…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Balanço do livro Diário registrado na junta comercial

A empresa pode ser inabilitada por usar balanço do livro Diário registrado na junta comercial…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *