Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Exigência de pagamento de 1,5% através de Decreto para Objeto Licitado

 Pode uma Prefeitura através de Decreto, exigir pagamento de 1,5% do valor do objeto licitado, caso seja vencedor do certame, conforme os termos abaixo?

 

Nos termos do artigo XX, do Decreto XX, de 00 de fevereiro de 2011, a importância prevista no artigo 2º, parágrafo 1º, da Lei nº XX, de 00 de maio de 2010, deverá ser depositada no Banco XX, Agência XX, c.c. nº XX em favor do XX da Cidade XX.

A princípio não parece legal a exigência de pagamento de 1,5% do objeto licitado. Entretanto, não tivemos contato com referido Decreto e Lei para proferir um parecer concreto sobre o conteúdo de referidas normas, que devem ser do Município de Osasco e através do site da prefeitura, estão indisponíveis para consulta. Assim, para uma resposta mais exata somente com a análise das normas legais.

(Colaborou Dra. Camille Hurtado, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 24 de julho de 2012
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *