Dispensa e InexigibilidadeQuestões sobre Licitações

Diferença entre Licitação Dispensável e Licitação Inexigível

Qual a diferença entre LICITAÇÃO DISPENSÁVEL E LICITAÇÃO INEXIGÍVEL?

Nas duas hipóteses há em comum o fato de a licitação ser dispensável ou inexigível à critério da Administração. A lei faculta que em alguns casos taxativamente previsto em lei a licitação poderá ou não ser realizada, dependendo das circunstâncias e da análise do custo-benefício.

O artigo 24  da Lei 8.666/93 arrola 31 casos em que a licitação pode ser dispensável, e é muito comum que ocorra as dispensas em razão do valor porque o custo da licitação não compensa o valor do produto ou serviço a ser contratado.

Por outro lado, o artigo 25 da Lei 8.666/93 regulamenta  o modo como a inexigibilidade se configura. A maior premissa da licitação é a competitividade, mas em algumas hipóteses isso não é possível dada a natureza singular,  única e inovadora do que se pretende contratar, por exemplo, a aquisição de uma tecnologia inovadora.

(Colaborou Dra Andreia Lucia, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 12 de fevereiro de 2015
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

{fcomment}

Related posts
ContratosModalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

O que é o Termo de Referência e como deve ser elaborado?

O termo de referência é o documento elaborado a partir dos estudos técnicos preliminares e deve…
Read more
Dispensa e InexigibilidadeModalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

O que é a contratação direta e como ela é regulamentada?

Contratação direta ocorre quando em casos autorizados por lei, não há a necessidade de…
Read more
ContratosEspecial: Nova Lei de LicitaçõesModalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Como a nova lei aborda a transparência e o controle social?

A Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021, trouxe diversas inovações e aprimoramentos em…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *