Modalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Contratação quando não há competição

Eu to precisando contratar a emissora X de televisão para transmitir jogos estudantis. Eu posso contratar pela modalidade Inexigibilidade, já que na região não tem outra emissora, baseado em qual artigo? (2) Gostaria de saber se eu posso contratar o diário da União e do Estado na modalidade Dispensa, mesmo sabendo que ultrapassa os R$ 8.000,00(oito mil reais) durante o ano, baseado em qual artigo? (3) Eu posso contratar um engenheiro na modalidade Pregão Presencial?

1 – No caso da contratação da emissora para transmissão de jogos estudantis particularmente não vislumbramos finalidade pública para o gasto dos recursos públicos, assim a contratação poderia vir a ser questionada junto ao Ministério Público.

2 – Para a contratação dos Diários Oficiais do Estado e da União, é possível a fundamentação do artigo 25 – contração por inexigibilidade, já que efetivamente não há competição.

3 – A contração de serviços de engenharia pode se dar por pregão. Já a contração do profissional deve se dar através de concurso público.

(Colaborou Dra. Erika Oliver, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 16 de agosto de 2013
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

{fcomment}

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *