EditalQuestões sobre Licitações

Composição analítica pacificado no acórdão 325/2007

Em uma licitação uma empresa foi desclassificada na proposta de preço por não apresentar declaração de bdi, sem que no edital não existe esse modelo de como deve ser feito essa declaração e a empresa só colocou que o bdi esta contido na planilha lembrando que a empresa teve o menor preço. tem como recorrer dessa decisão?

De regra, os editais adotam o modelo de composição analítica pacificado no acórdão 325/2007  proferido pelo Tribunal de Contas da União. Por outro lado,  Marçal Justen Filho defende o argumento de que nos casos em que o órgão não publica modelo da composição analítica do BDI é porque deixou a cargo de cada licitante a tarefa de detalhar os custos e a margem de lucro por sua conta e risco (Parecer disponível em http://justenfilho.com.br/wp-content/uploads/2008/12/mjf58.pdf).

 

(Colaborou Dra. Andrea Lucia, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

 

Publicado em 01 de outubro de 2013
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

 

{fcomment}

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *