Questões sobre Licitações

Como proceder para desclassificar uma proposta?

Estamos participando de uma licitação para aquisição de kits de diagnóstico e a 1ª colocada cotou produtos de um fabricante que deixou de fabricar os kits solicitados há mais de 4 anos. já estou de posse de E-mail do fabricante e catálogo dos produtos que ainda estão em linha de produção e gostaria de saber como proceder para desclassificar a respectiva proposta; pois já entrei com pedido de Diligência sobre a proposta e a comissão de licitação ignorou os fatos.

Em primeiro lugar, qualquer apontamento que coloque em dúvida a idoneidade da proposta ou da documentação de algum licitante, obriga o pregoeiro a promover diligência, ainda que seja para solicitar ao arguidor a comprovação da acusação. A omissão do julgador pode atrair para si a chamada culpa in vigilando.

Mas se o Pregoeiro não realizou diligência para verificar a veracidade dos seus argumentos que, se fossem verdadeiros, conduziriam à desclassificação da licitante, entendo que é o caso de interpor Recurso Administrativo para alegar e comprovar, em detalhes, que o ofertante do menor preço ofertou marca/modelo que já não estão sendo fabricados, e que tal fato, além de irregular, coloca em risco a vantagem da aquisição e o interesse público.

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *