HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Certidão não emitida

PODE SER A EMPRESA PUNIDA SE ELA PAGOU TODOS OS DÉBITOS E O ÓRGÃO EMISSOR FALHA E ATRASAR DEMASIADAMENTE NA EMISSÃO DA CERTIDÃO NEGATIVA?

Esta é uma questão que dependerá de uma série de variantes, mas é possível, pelo menos, traçar um cenário provável.

A forma comum e habitual de comprovação da regularidade fiscal da empresa é a “certidão negativa” ou a “certidão positiva com efeitos de negativa”. A Administração Pública contratante não se propõe a examinar documentos de pagamento, tais como guias, DARFs ou parcelamentos. A Administração avaliará somente a certidão, que é o documento hábil a comprovar a situação fiscal da empresa.

Portanto, caso a empresa interessada na licitação tenha pago todos os impostos, mas o órgão de administração tributária não tenha emitido a certidão, possivelmente a Administração considerará a empresa em situação irregular. Caso a empresa dependa da certidão como condição para celebrar o contrato, é possível que a Administração a impeça de assinar o contrato, com as consequências sancionatórias (multa, suspensão temporária ou impedimento de licitar e contratar, conforme o caso).
Nesse caso específico, a empresa deve monitorar a emissão da certidão e, caso perceba que o documento não será emitido a tempo, deverá ingressar com uma medida judicial como alternativa de preservar o direito à contratação e, sobretudo, evitar sanções pela não regularização fiscal.

Publicado em 17 de janeiro de 2022

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Princípio da motivação

Ganhei uma licitação de pregão eletrônico. Estava com todos os documentos devidamente corretos.
Read more
Modalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Mais de uma dispensa de Licitação no mesmo exercício

Pode realizar contratação direta de uma mesma empresa, com objeto e contratos distintos, mas com…
Read more
EditalQuestões sobre Licitações

Impugnação de edital em face da exigência de alvará ou autorização

Podemos impugnar um edital por exigência de licença e alvará de funcionamento? A resposta a este…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *