EditalHabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Certidão de Protesto e Atestado de Capacidade Técnica

GOSTARIA DE SABER SE POSSO EXIGIR CERTIDÃO DE PROTESTO E ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA, TANTO PARA EFETUAR O CADASTRO DA EMPRESA QUANTO PARA PARTICIPAR DE CERTAMES LICITATÓRIO.

MINHA DÚVIDA SURGIU APÓS VER ESTÁ DECISÃO SEGUE LINK:
http://www.prrn.mpf.mp.br/transparencia/licitacoes/2013/concorrencia-01-13-construcao-prm-mossoro/Decisao%20de%20recurso%20-%20Concorrencia%200113.pdf

A regra definida pela Constituição Federal (art. 37, XXI) e prevista na Lei 8.666/93, é a de que somente poderão ser exigidos documentos de habilitação previstos na norma.

1) A exigência de Atestado de Qualificação Técnica não só é possível, como imprescindível à comprovação de que a licitante detém condições, experiências e estrutura para o desempenho do objeto licitado. Está previsto tanto no artigo 37, XXI, da Constituição Federal, como também no artigo 30, II, da Lei 8.666/93.

2) Quanto à certidão de protesto, trata-se de exigência ilícita, posto que não prevista na norma. A propósito da decisão juntada, a mesma é clara e também reconhece a ilicitude da exigência da certidão negativa de protesto.

Publicado em 19 de abril de 2016
(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *