HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Certidão da Entidade Profissional Competente – CREA / CAU.

Recentemente participei de um processo licitatório onde era exigida a Certidão do CREA e do CAU, fizemos um pedido de impugnação do edital e o Órgão indeferiu o pedido. Meu questionamento é o seguinte: Levando em conta que o fornecimento seria executado por engenheiros e a parcela de execução dos arquitetos era mínima quase irrelevante o órgão pode exigir a apresentação da referida certidão? 

Geralmente e a depender do objeto licitado, é exigida, de forma alternativa, a Certidão do CREA ou do CAU, uma vez que, conforme o caso, tanto o profissional engenheiro quanto o arquiteto possuem habilitação técnica para a execução do objeto.

No entanto, se comprovada a segregação de atividades, todas elas necessárias à consecução do objeto, é possível que as duas certidões sejam exigidas.

Porém, uma análise conclusiva exigiria a avaliação do texto integral do edital.

____________________________________________________________________

Publicado em 18 de Outubro de 2019

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *