Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Carona em Ata Registro de Preço

Posso aderir como carona em ata de registro de preço para escolher a instituição bancária que gerenciar a folha de pagamento dos servidores?

O assunto continua polêmico, os Tribunais de Contas e o Poder Judiciário ainda não chegaram a um consenso sobre a legalidade ou não do “carona”.

Para se ter ideia, o governo federal editou o Decreto 7.892/13 com o fim de regulamentar o Sistema de Registro de Preços na órbita federal  e estabeleceu que a adesão se dará entre os órgãos federais e os Estados e Municípios poderão solicitar a adesão, mas um órgão federal não poderá ser carona numa Ata pertencente àqueles entes. Já o Tribunal de Contas de São Paulo vê ilegalidade nas adesões, enquanto outros Estados vem as julgando regulares.

Portanto, por segurança,  melhor verificar se existe algum Decreto tanto do detentor da Ata quanto do órgão que pretende a adesão regulamentando a matéria.

(Colaborou Dra. Andrea Lucia, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 20 de fevereiro de 2013
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Clique aqui e Envie sua Questão sobre Licitação.

{fcomment}

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *