Modalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Alterar a regra do jogo nas licitações

Um pregão eletrônico foi suspenso por um mandado de segurança, pelo seguinte motivo: Consta no edital, que o endereço do licitante (vencedor) não deve ser superior a 220 km da cidade promotora do evento. E foi justamente o licitante que reside a mais de 300 km, estava com o menor preço quando o certame foi interrompido. A disputa do pregão será retomada no final deste mês para que os pregoeiros analisem o mérito do recurso. E se cabe a exclusão deste item (exigência de até 220 km da cidade que organizou o evento). Pergunta: quando da paralisação, a minha empresa estava em segundo lugar com o menor preço! É correto e direito alterar ou excluir itens do edital? pode alterar a regra do jogo? e como deveremos proceder?

A regra do jogo deve  ser alterada se for constatada alguma ilegalidade no edital. Nesse caso, a licitação será revogada e republicado novo edital isento de ilegalidades. A simples disputa não gera direitos adquiridos.

(Colaborou Dra. Andrea Lucia, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em  27 de agosto de 2013
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

{fcomment}

Related posts
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Princípio da motivação

Ganhei uma licitação de pregão eletrônico. Estava com todos os documentos devidamente corretos.
Read more
Modalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Mais de uma dispensa de Licitação no mesmo exercício

Pode realizar contratação direta de uma mesma empresa, com objeto e contratos distintos, mas com…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Certidão não emitida

PODE SER A EMPRESA PUNIDA SE ELA PAGOU TODOS OS DÉBITOS E O ÓRGÃO EMISSOR FALHA E ATRASAR…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *