ContratosQuestões sobre Licitações

Alteração no contrato, alteração no preço

A Administração Pública solicitou algumas alterações no objeto do contrato. Pode haver alteração de preço?

A Lei de Licitações (8.666/93) é clara ao determinar que as alterações unilaterais que modifiquem o projeto ou o regime de execução do contrato devem provocar o restabelecimento da justa remuneração da obra ou serviço, tendo em vista o acréscimo dos encargos causado pela alteração contratual.

O artigo 57, § 1º, previu a necessidade da manutenção do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato nas hipóteses prelecionadas nos incisos I e II, do mesmo artigo:

“§ 1º – Os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a MANUTENÇÃO DE SEU EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, …:
I – alteração do projeto ou especificações, pela Administração;
II – superveniência de fato excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das partes, que altere fundamentalmente as condições de execução do contrato;”

Ademais, o artigo 58, também da Lei de Licitações, possibilitou a alteração unilateral do contrato para melhor atendimento do interesse público:

“Art. 58 – O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:
I – modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;”

Como conseqüência da alteração unilateral, rezou o § 2º do mesmo artigo 58 que:  “Na hipótese do inciso I deste artigo, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.”

Como se pode observar, a Lei 8.666/93 contemplou o direito de o contratado restabelecer, através do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, a justa remuneração pela obra ou serviços executados. Ora, a alteração do regime de execução ou a modificação do projeto para melhor adequação técnica que aumente os encargos do contratado impõe, indubitavelmente, o acréscimo do valor contratado, a fim de que o aumento dos encargos não promova o empobrecimento do contratado e o enriquecimento sem causa da Administração.

A cláusula rebus sic stantibus, ou seja, “estando as coisas assim, se as coisas estiverem assim”, determina que o contrato apenas continuaria imutável se nenhuma das condições contratuais e extracontratuais fosse modificada.

Passo a citar o entendimento de alguns renomados autores, acerca do tema:

MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO (in Direito Administrativo, 14ª ed., Jurídico Atlas) :
“Ao poder de alteração unilateral, conferido à Administração, corresponde o direito do contratado, de ver mantido o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, assim considerada a relação que se estabelece, no momento da celebração do ajuste, entre o encargo assumido pelo contratado e a prestação pecuniária assegurada pela Administração.”


JESSÉ TORRES PEREIRA JUNIOR
(in Comentários à Lei das Licitações e Contratações da Administração Pública, 5ª ed., Renovar):
“Na dicção do § 2º, a revisão das cláusulas econômico-financeiras é obrigatória sempre que alteração unilateral nas cláusulas de serviço desequilibrar a equação do preço.”


DIOGO DE FIGUEIREDO MOREIRA NETO
(in Curso de Direito Administrativo. Ed. Forense, 8ª ed., 1989):
“… Observe-se, por derradeiro, que o equilíbrio expressado pela referida equação financeira há de ser mantido a todo transe, tanto quando a Administração resolver alterar a prestação de interesse público a ser feita pelo seu co-contratante, quando esse equilíbrio romper por qualquer outro motivo por sua ação ou omissão”.


MARÇAL JUSTEN FILHO
(in Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos, 8ª ed., Dialética):
“O contratado tem direito à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da contratação. Logo, a alteração dos encargos deverá ser acompanhada da alteração da remuneração a ele devida.”

(Colaborou Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações públicas e contratos administrativos).

* Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *