HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Alteração de Contrato Social para Licitações – Falta de Certidões

Nossa empresa está em situação de alteração de contrato, portanto não possuímos as certidões necessárias para participar em licitações, mas podemos participar de tomada de preço? Como devemos proceder?

Todo contrato celebrado com a Administração Pública contém uma cláusula (conforme artigo 55, XIII, da Lei 8.666/93) que obriga a contratada a manter durante a execução do contrato todas as condições de habilitação – inclusive manter as certidões fiscais válidas assim como todos os demais documentos apresentados na licitação.

Ou seja, qualquer documento fiscal ou técnico que estiver com sua validade comprometida, poderá ensejar a rescisão do contrato, ou, nos casos de prorrogação do contrato, a inviabilidade desta prorrogação.

No entanto, se o edital de uma nova licitação não exigir este ou aquele documento – que ora se encontra vencido – a participação da empresa nesta nova licitação será possível.

Cumpre observar, porém, que há documentos imprescindíveis ao pagamento. São eles: Certidão Federal (que reúne a situação fiscal da Receita Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e Seguridade Social); e Certidão de Regularidade do FGTS. Portanto, ainda que a empresa consiga participar da licitação ou da cotação, terá grande dificuldade de receber o pagamento sem estas certidões. Há ainda situações particulares (determinada regulamentação de Estados ou Municípios) que impedem o pagamento de empresas contratadas pela Administração, se houver débito fiscal perante o órgão contratante.

Publicado em 17 de janeiro de 2017

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *